Imprimir

Imprimir Notícia

12/05/2021 às 13:10 | Atualizada: 12/05/2021 às 13:18

Vereadora Michelly denuncia médicos fantasmas na Prefeitura de Cuiabá

Leiagora

A vereadora Michelly Alencar (DEM) denunciou a existência de funcionários fantasmas na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Novo Colorado I, em Cuiabá. Em visita realizada a unidade nesta quarta-feira (12), a parlamentar confirmou com que um médico e uma enfermeira que estão lotados na unidade nunca foram vistos no local.

Depois de receber uma denúncia sobre servidores que estão no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e não aparecem para trabalhar, Michelly acionou o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) para acompanhar a fiscalização in loco.

Leia também - Unemat terá polo em Cuiabá com três cursos e aulas iniciam em setembro

A parlamentar suspeita de um esquema semelhante ao detectado na Operação Autofagia da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), que investiga um esquema em que servidores são lotados unidades onde recebem remuneração maior, mas não prestam serviço no local. 

“A situação é grave. O município de Cuiabá recebe do Ministério Saúde recursos por esses servidores. Pelo sistema, é como se eles estivessem atendendo a população, como se essa vaga de médico estivesse ocupada. Mais uma vez quem sofre é a população”, disse a vereadora. 

Durante a fiscalização, a parlamentar não teve acesso a folha de ponto dos servidores, mas foi confirmado que o médico e a enfermeira em questão não prestam serviço no local.

A parlamentar encaminhou requerimento para a Secretaria de Saúde solicitando informações sobre esses servidores e também irá encaminhar os documentos para os órgãos competentes.

“Eu quero deixar claro que nosso trabalho é a favor do cidadão e dos servidores que trabalham corretamente, que estão aqui atendendo a população”, finalizou a vereadora.

 
Da assessoria
 
 Imprimir