Imprimir

Imprimir Notícia

24/05/2021 às 18:09 | Atualizada: 24/05/2021 às 18:22

Fórum Sindical marca manifestação e alerta para greve geral em MT

Eduarda Fernandes

O Fórum Sindical de Mato Grosso, composto por servidores públicos do Poder Executivo do Estado, emitiu uma nota nesta segunda-feira (24) que coloca o governo estadual em alerta. A classe marcou uma manifestação geral para dia 2 de junho. O ato será realizado em frente à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), a partir das às 8h.

“Referida manifestação marcará o início de uma série de ações progressivas (que poderão culminar em uma greve geral) a serem desenvolvidas pelos servidores públicos enquanto o Governo de Mato Grosso não cumprir na íntegra a lei 10.572/2017 e iniciar as negociações referentes à reposição da inflação de 2019 e às demais perdas salariais”.

Leia também - MT sobe na classificação do Tesouro Nacional e aumenta capacidade de endividamento

A lei que mencionam fixa o índice de correção da Revisão Geral Anual (RGA) do subsídio dos servidores públicos civis e militares, ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo de Mato Grosso, para os anos de 2017 e 2018.

Inclusive, na tarde desta segunda-feira, o governador Mauro Mendes (DEM) foi indagado sobre a concessão de RGA de anos anteriores, em coletiva de imprensa. Na ocasião, anunciou que Mato Grosso conquistou a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), quanto à Capacidade de Pagamento do Estado (Capag), e com isso aumenta a capacidade de endividamento do Estado.

“Eu já respondi umas 15 a 20 vezes essa pergunta. E me desculpa, a resposta é absolutamente a mesma. Porque o que me levou a esta resposta é uma lei federal, que não cabe a mim mudar. Então a resposta é idem às tantas e tantas vezes que eu já respondi”, declarou o governador.
 
 Imprimir