Imprimir

Imprimir Notícia

25/05/2021 às 11:06 | Atualizada: 25/05/2021 às 15:27

Antenor Figueiredo é indiciado por fraude à licitação e desvio de recursos públicos

Camilla Zeni

O ex-secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) Antenor Figueiredo foi indiciado por fraude em licitação e peculato, ou seja, desvio de recursos públicos, pelo contrato de semáforos inteligentes na Prefeitura de Cuiabá. 

O inquérito, conduzido pela Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deccor), foi concluído nessa segunda-feira (24) e encaminhado à Justiça. O documento deverá ser remetido para o Ministério Público, que poderá denunciá-lo nos próximos dias.

A investigação foi iniciada por auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que identificaram diversas irregularidades no sistema inteligente adquirido pela Prefeitura. 

Segundo o TCE, o sistema, que foi adquirido por meio de uma ata do município de Aracajú (SE) ao custo de R$ 15, 4 milhões, não era compatível com o tráfego e o sistema de transporte de Cuiabá. Isso porque em Aracajú já está em funcionamento o ônibus de trânsito rápido (BRT). Em Cuiabá, porém, o modal não existe. 

Por conta da falha no contrato, a Capital mato-grossense teria sofrido prejuízo de R$ 553,8 mil

Em razão dos inícios, a Deccor deflagrou, em 5 de maio, a Operação Sinal Vermelho, com autorização da juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá. Ela também determinou o afastamento do secretário Antenor. Ele, porém, foi exonerado pela Prefeitura no mesmo dia - postura que o Executivo tem adotado quando seus gestores são alvos de investigação.
 
 Imprimir