Cuiabá, quinta-feira, 21/01/2021
10:08:52
informe o texto

Artigos / Colunas / Dilemário Alencar

08/01/2021 às 17:32

Cuiabá precisa ser preparada para vacinação

Entreguei ao prefeito Emanuel Pinheiro um ofício cobrando que apresente a população da nossa cidade, um Plano Municipal de Operacionalização para Vacinação contra a Convid-19.
 
No documento, argumentei que diante do Plano Nacional de Vacinação, apresentado em dezembro pelo governo federal, muitos municípios brasileiros já tomaram a iniciativa de apresentar os seus planos municipais de operacionalização, visando preparar suas cidades para a campanha de vacinação.
 
Minha defesa é que a nossa cidade também esteja preparada para quando a vacina chegar. Por isso, vejo como importante o prefeito apresentar para a população, um plano onde aponte quais medidas estão ou serão adotadas para a imunização em massa do povo de Cuiabá.
 
Precisamos saber qual o calendário de vacinação será adotado pela prefeitura, os locais de vacinação, as providências para aquisição de insumos (seringas, agulhas, coletores), a contratação de profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas, vigilantes), a estratégia de armazenamento, logística e segurança para conservação e distribuição das doses. Também precisamos saber se a prefeitura vai comprar doses da vacina, ou se todas as doses serão doadas pelo governo federal.
 
No ofício, pontuei também que é preciso diálogo entre o prefeito Emanuel Pinheiro e o governador Mauro Mendes, para que juntos mobilizem a bancada federal do nosso estado, onde possam cobrar do presidente Jair Bolsonaro que Cuiabá receba o mais urgente possível doses da vacina em número suficiente para atender toda a população de Cuiabá.
 
Como cidadão e representante do povo cuiabano, estou muito preocupado com o avanço da infecção e das mortes pelo coronavírus. Vou cobrar e fiscalizar para que o prefeito use os recursos da saúde, de forma ética e transparente, a fim de organizar Cuiabá para a campanha de vacinação, onde toda a população possa ser contemplada na aplicação da primeira e segunda dose, visto que a vacinação ocorrerá em duas etapas.

Dilemário Alencar

Dilemário Alencar
vereador de Cuiabá pelo Podemos
ver artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet