Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:50:46
informe o texto

Artigos / Colunas / Lila Parisi

24/02/2023 às 16:43

Como incluir os conceitos da Psicologia Positiva nos ambientes de trabalho

Martin Seligman, um dos pioneiros da Psicologia Positiva, fala que a felicidade nem sempre depende do nosso status social, da nossa religião ou da beleza física. A felicidade é, na verdade, uma combinação única do sentimento de humanidade, temperança, persistência e capacidade de levar uma vida significativa.

A Psicologia Positiva, portanto, é o estudo da felicidade. Enquanto a Psicologia tradicionalmente se concentra no estudo das disfunções – pessoas com doença mental ou outras questões - e como tratá-las, a psicologia positiva, em contraste, é um campo que examina como pessoas comuns podem se tornar mais felizes e mais satisfeitas.

Baseando-se nas noções de felicidade enunciadas por Confúcio, Mêncio e Aristóteles, juntamente com as teorias modernas sobre a motivação Martin Seligman passou anos desenvolvendo uma teoria de bem-estar que ele chamou de modelo PERMA. O modelo compreende 5 elementos, que criam a base de uma vida florescente: Emoções positivas, Engajamento, Relacionamentos, Significado e Realizações. Uma das bases da Psicologia positiva não é a ausência das emoções, principalmente as consideradas ruins ou impróprias, mas, sim, sua gestão.

Desta forma iniciei um estudo para aplicar todos estes conceitos e fundamentos de forma prática nos ambientes, principalmente nos de trabalho, onde passamos a maior parte do nosso tempo.

Uma das aplicações que sempre faço é utilizar paredes de corredores e recepção com mensagens positivas e inspiradoras. Leituras edificantes alteram a química do nosso cérebro e nos trazem conforto em dias ou momentos mais difíceis. Outra aplicação que sempre faço é a adaptação do Pote da Gratidão, ferramenta que orienta escrever 03 coisas pelas quais você é grato antes de dormir e colocar num pote, para um mural com papéis e canetas nos espaços da copa ou de ócio criativo que você pode escrever por algo bom e que você é grato, que te aconteceu no trabalho, podendo ser uma meta batida ou até por alguém, um colega de trabalho, por exemplo, ou seu líder. Receber ou dar elogios sinceros, expressar amor, generosidade, gratidão torna as pessoas mais empáticas e criam conexões mais significativas.

O quadro das emoções é também uma ferramenta fácil de aplicar e que estimula as pessoas a se perceberem emocionalmente durante o dia. Este quadro pode ser feito com emojis e cada colaborador poderá escolher aquele que mais te identifica no dia.

Enfim, são muitas as possibilidades e a criatividade é sempre bem-vinda! O mais importante é que não precisa ser nada muito oneroso ou grandioso, pequenas ações e atitudes podem dar um enorme efeito nas relações do trabalho de forma a gerar transformações tanto na vida das pessoas como também maiores resultados nas empresas.

Lila Parisi

Lila Parisi
Lila Parisi é arquiteta, engenheira de Segurança do Trabalho e especialista em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness.
ver artigos
 
Sitevip Internet