Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
04:02:55
informe o texto

Notícias / Artes

09/02/2021 às 13:53

Artista plástico realiza exposição, lives e leilão de obras pela recuperação do Pantanal

Com o projeto Renasça, a intensão de Adriano Figueiredo é deixar que a tragédia ambiental no bioma não caia do esquecimento

Maria Clara Cabral

Artista plástico realiza exposição, lives e leilão de obras pela recuperação do Pantanal

Foto: Taiguara Luciano

O artista plástico mato-grossense Adriano Figueiredo realiza uma nova edição do projeto 'Renasça', desta vez, com recursos da Lei Aldir Blanc. Em suas obras, ele relata o que seus olhos de artista veem das idas ao Pantanal, que ainda sofre com as consequências dos incêndios em 2020, um dos maiores já registrados. Em uma série de lives, ele pretende expor a situação junto àqueles que batalham pelo bioma.

O projeto realiza três exposições itinerantes de dez obras pintadas a partir do carvão, terra e cinzas, matérias-primas provenientes das queimadas, e que retratam o cenário devastador mesmo após o fim das queimadas. A ideia é transformar os desejos em material, símbolo da resiliência. Depois disso, as pinturas irão a leilão e o valor arrecadado destinado para a recuperação do bioma.

No momento, as obras estão expostas no Várzea Grande Shopping até sábado (13). De 15 a 24 de fevereiro, os trabalhos seguem para o Shopping Estação Cuiabá. De 26 de fevereiro a 7 de março, podem ser conferidas no Palácio Paiaguás, sede do Governo de Mato Grosso. A entrada é gratuita e cada exposição terá duração de 10 dias, seguindo os horários de funcionamento dos estabelecimentos e órgão público.

As lives começam nesta terça-feira (19), e serão realizadas sempre às 19h. A primeira será um bate-papo entre Adriano Figueiredo e o Coronel Bombeiro Militar Paulo André Barroso. O coronel esteve à frente do comando do Posto de Atendimento Emergencial aos Animais do Pantanal (PAEAS Pantanal), na Transpantaneira.

Outras lives serão direcionadas a unidades de ensino, principalmente públicas, que retornam às atividades de forma online. "Com o boom das redes sociais, pensamos na inclusão das lives, levando o debate para além das pinturas, para aumentar o alcance do público. Isso expande o tema, conscientizando cada vez mais pessoas da relevância dessas ações de preservação de biomas como o Pantanal", explica.


O projeto é viabilizado pelo edital MT Nascentes, da Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Adriano Figueiredo destaca que a intenção é não deixar que a situação caia no esquecimento.

"O bioma continua com grandes resquícios dessa tragédia, todos seus elementos estão sofrendo degradação. Por isso, decidi dar continuidade no Renasça, que em sua primeira edição conseguiu alcançar vários envolvidos nessa luta. Pudemos somar aos trabalhos de Organizações Não Governamentais (ONG's), grupos de voluntários, famílias ribeirinhas, entre tantos outros.

"É um trabalho de formiguinha, mas que dá resultados. O Pantanal precisa renascer e juntos, nessa força-tarefa, podemos vencer esse desafio e salvar esse patrimônio natural mundial", reflete.

Confira a programação

Exposição itinerante 'Renasça'
04 a 13/02: Várzea Grande Shopping, no estacionamento do piso G2
15 a 24/02: Shopping Estação Cuiabá, área interna
26/02 a 07/03: Palácio Paiaguás (a confirmar)

Lives de conscientização ambiental
09/02, às 19h: Live com participação do Cel. BM. Barroso
17/02, às 19h: Live com participação de Romeu Benedicto
28/02, às 19h: Live com participação de Sandro Lucose

As transmissões das lives acontecem no Instagram do artista plástico @aff.arte.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet