Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
07:20:41
informe o texto

Notícias / Música

19/05/2021 às 16:27

Sarau homenageia uma das mulheres mais importantes para a cultura de MT

Serão apresentadas músicas e danças da predileção da saudosa pianista e escritora

Túlio Paniago

Sarau homenageia uma das mulheres mais importantes para a cultura de MT

Foto: Divulgação

“Dunga Rodrigues Vive” foi o nome escolhido para o sarau que homenageia Maria Benedita Deschamps Rodrigues, que entrou para a história como Dunga Rodrigues, responsável por deixar um legado inestimável, não somente na música, mas também na literatura e em outros campos de sua atuação cultural em Mato Grosso. O evento acontece a partir das 19h desta sexta-feira (21) na Casa Barão de Melgaço.

O sarau marca duas décadas da partida de Dunga, que faleceu em janeiro de 2001, e será restrito para trinta convidados, entre autoridades, membros do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Academia Mato-grossense de Letras e do Conservatório Dunga Rodrigues. Seguindo todos os protocolos sanitários, o evento será gravado e disponibilizado posteriormente noYoutube (24.05) para acesso público mais amplo.

A Casa Barão de Melgaço é sede do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (102 anos) e da Academia Mato-Grossense de Letras (100 anos). Dunga colaborou enquanto associada efetiva das duas instituições, portanto a própria escolha do espaço é simbólica. “Nada mais justo que o Solar de Melgaço abrigar o Sarau, onde serão apresentadas músicas e danças de predileção de Dunga”, comenta a coordenadora do projeto, a historiadora Elizabeth Madureira Siqueira.

O sarau iniciará com a execução da obra-prima Rapsódia Cuiabana, peça que Dunga Rodrigues encomendou ao maestro Miguel Ângelo Ruiz, natural de Santos e radicado em Bauru, especialmente para as comemorações dos 250 anos de Cuiabá, cidade natal da homenageada, que, naquela ocasião, executou a partitura ao piano acompanhada por Tote Garcia no violino.

Na Rapsódia Cuiabana que será apresentada no sarau há elementos dos ritos religiosos, hinos e rasqueados da capital mato-grossense. Trata-se de um arranjo para piano a quatro mãos, elaborado pela arranjadora e pianista Hannelore Ema Bucher, de Vitória/ES, encomendado pela diretora do Conservatório Musical Dunga Rodrigues.

E a parte instrumental ficará a cargo do Conservatório Musical Dunga Rodrigues. A obra será apresentada, a quatro mãos, por Edith Seixas, Diretora do Conservatório, e Ebe Sofia Amorim. A parte final da peça, justamente a do rasqueado, será abrilhantada por dois dançarinos, Francis Petini e Priscila de Paula, integrantes do Grupo Flor Ribeirinha.

Continuidade do sarau

A segunda parte do Sarau será dedicada ao compositor brasileiro Ernesto Nazaré, nascido no Rio de Janeiro, em 1863, e falecido na mesma cidade, em 1934. Suamúsica se situaentre aerudita e a popular, gênero peculiar entre a valsa e o choro, a que chamavade "tango brasileiro”. Ernesto Nazaré era um dos compositores favoritos da pianista Dunga Rodrigues, que dizia se agradar de sua brasilidade.

Deste compositor serão executadas quatro peças. Turbilhão de Beijos, valsa lenta publicada em 1911 por Bevilacqua & Cia., sob encomenda da Casa Mozart, e Turuna, grande tango característico de Ernesto Nazareth, publicado em 1899 pela Bevilacqua & Cia.

As duas últimas peças do mesmo compositor serão executadas ao piano e dançadas pelos dois componentes do Grupo Flor Ribeirinha. Trata-se do famoso Brejeiro, primeiro tango brasileiro de Nazareth, publicado em 1893 por Fontes & Cia., e o não menos aplaudido Odeon.

O projeto foi selecionado em edital promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer a partir de recursos da Lei Aldir Blanc Cuiabá. “Todos, presencial ou virtualmente, serão bem vindos ao Sarau, uma justa homenagem àquela que tanto colaborou para a cultura de Mato Grosso; Dunga Rodrigues”, conclui Elizabeth Madureira.

Dunga Rodrigues

Maria Benedita Deschamps Rodrigues nasceu em Cuiabá-MT, aos 15 de julho de 1908, portanto completaria, em 2021, 113 anos. Os primeiros estudos foram cursados junto ao tradicional Asilo Santa Rita, como aluna externa, e em seguida na Escola Modelo Barão de Melgaço. O ensino médio foi realizado no tradicional Liceu Cuiabano.

Diplomou-se em piano e harmonia pelo Conservatório Musical de Mato Grosso e pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ), com certificado registrado junto ao Instituto Villa Lobos. Diplomou-se contadora pela Escola Técnica de Comércio de Cuiabá.

Lecionou piano e francês em diversos estabelecimentos de ensino. Pelos seus conhecimentos sobre a cultura e musicalidade regional, foi admitida como Agente Didático no Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da Universidade Federal de Mato Grosso.

Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, publicou as seguintes obras: “Uma aventura em Mato Grosso” (1984), “Reminiscências de Cuiabá”, em comemoração aos 250 anos de Cuiabá, “Marphysa”, romance folclórico cuiabano, “Os Vizinhos”, “Cuiabá: roteiro de lendas”, “Memória Musical da Cuiabania” (em 4 volumes), “Lendas de Mato Grosso”, “Cuiabá ao longo de cem anos”, em coautoria com Maria de Arruda Müller, “Colcha de Retalhos” e “Movimento musical em Cuiabá”.

Ela foi empossada na AML, no dia 19 de setembro de 1984, ocupando a Cadeira nº 39, tendo sido recepcionada pelo Acadêmico António de Arruda, cujo discurso foi intitulado Dunga Plural, visto seus múltiplos talentos. Faleceu na cidade litorânea de Santos-SP, no dia 8 de janeiro de 2001.

Serviço:
Sarau Dunga Rodrigues Vive
Data:21/05 (sexta-feira)
Hora:19h
Local:Presencial na Casa Barão de Melgaço para apenas 30 convidados identificados em convite. A partir do dia 24/05 ficará disponível no youtube para todo o público.

Com informações da Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet