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Notícias / Música

20/05/2021 às 12:38

Crianças haitianas iniciadas na música se apresentam em Cuiabá

Idealizadora do projeto é uma musicista venezuelana e a apresentação conta com a participação de percussionista moçambicano

Entretê

Crianças haitianas iniciadas na música se apresentam em Cuiabá

Foto: Fotos: Fred Gustavos

O choque de ter que deixar seu país bruscamente por questão de sobrevivência, ter que se habituar a um novo lugar, com uma nova cultura e uma nova língua, é uma situação desafiadora para qualquer adulto. Imagine só para as crianças!

Consciente do quanto esse processo brusco pode deixar cicatrizes profundas na vida dos pequenos, a musicista e educadora musical Yndira Villarroel, que é venezuelana, idealizou um projeto pensado especialmente para crianças haitianas. Ela criou um espaço de confiança onde o idioma comum é a música.

Nesta domingo (23), depois de dois meses de encontros, eles realizam uma apresentação intimista para suas famílias. O show particular será na sede do Instituto Ciranda, no bairro Jardim Guanabara. O evento é restrito a convidados e o uso de máscaras é obrigatório.

O projeto, segundo Yndira, não só ajuda as crianças a se adaptarem a um novo país, como também as estimula a seguir na música. Dos participantes do projeto, dez deles se matricularam como aluno no Instituto Ciranda – Música e Cidadania, dentro das classes de violino (5 alunas), trompete (1 aluna), percussão (1 aluno) e musicalização (3 alunos).

O repertório desta primeira apresentação, segunda Yndira, propõe “um passeio pela paisagem sonora que remonte às origens haitianas”. O percussionista moçambicano Hermínio Nhantumbo terá participação especial, aliás ele também partilhou com as crianças sobre sua história na música e vivências pessoais diante de um novo território.

“As crianças tiveram acesso a conteúdos diversos. Apresentamos instrumentos de orquestra, mas focamos no aprendizado da flauta doce. A propósito, elas foram presenteadas com este instrumento, pois assim puderam praticar o conteúdo das aulas em casa”, explica Yndira.

Ao longo do curso, as aulas foram oferecidas às sextas-feiras, sob a condução da professora Jéssica Gubert (flauta doce) e a própria Yndira, que deu aulas de musicalização. Como convidados, o projeto Aculturação Musical recebeu Thieres Brandini (violoncelo), Leonnid Paniago e Rodrigo Dal Cortivo (flauta transversal), Laerte Tavares (oboé), Rute Oliveira (fagote), Murilo Alves (saxofone), Flávio Silva (Trompete), Alaécio Martins (Trombone) e Wender Couto (percussão).

“Todos estes alunos tiveram a oportunidade, pela parceria entre o projeto Aculturação Musical e o Instituto Ciranda, de obter uma vaga para continuar realizando aulas de música. Isto produz na vida destes alunos e de suas famílias um sentido de pertencimento, além de alcançar os objetivos da proposta”.

Ela relembra que ao anunciar o projeto com aulas gratuitas, muitas pessoas da comunidade de migrantes ficaram surpresas com a proposta. “Ficaram impressionados! Muitas vezes perguntavam se realmente isso era para eles, sendo explicado que sim, que foi um projeto pensado para a comunidade haitiana e que o mais importante era o aproveitamento das atividades e dos materiais envolvidos”.

Durante as aulas, também se observou como a socialização se deu entre eles, já que no início estavam muito desconfiados, porém pouco a pouco o convívio se tornou mais espontâneo. “Temos até um caso de uma aluna que não falava português e nas últimas aulas começou a conversar com fluidez com as professoras. Nessa troca, todos ganhamos”.

“Agradeço às famílias que aceitaram participar conosco e especialmente ao presidente da Associação de Haitianos, Clercius Monestine, que prestou suporte em várias oportunidades através de traduções e contato com os pais e alunos participantes. Seu apoio foi essencial. Assim como o do artista visual e designer Fred Gustavos, que nos deu suporte no registro fotográfico e na produção de artes”, conclui Yndira.

O projeto Aculturação Musical foi selecionado em edital da Lei Aldir Blanc realizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT) em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Nacional de Cultura do Ministério do Turismo.

Com informações da Assessoria - Lidiane Barros
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