Cuiabá, domingo, 12/05/2024
10:51:11
informe o texto

Notícias / Artes

27/05/2021 às 16:13

Theatro Fúria realiza última etapa de ação que "desanestesia" sentidos

O Laboratório Prático do Desanestesiamento dos Sentidos desperta novos olhares para rotineiras paisagens

Túlio Paniago

Theatro Fúria realiza última etapa de ação que

O último itinerário foi pelas margens do Rio Cuiabá

Foto: Foto: Juliana Queiroz

Depois de andanças por Chapada dos Guimarães, Cáceres e Cuiabá, os furiosos artistas Péricles Anarkos e Carolina Argenta realizam, neste final de semana, a etapa final de circulação do “Laboratório Prático do Desanestesiamento dos Sentidos”. A última parada é em Poconé e as atividades acontecem durante três dias, entre 30 de maio e 1º de junho.

A iniciativa propõe uma incursão imersiva pelo Centro Histórico, convocando todos a olharem a cidade como se fosse a primeira vez, desanestesiando assim os sentidos condicionados à rotina. “Percebemos que podemos deixar de ser ‘forasteiros’ na nossa própria cidade”, comenta Péricles.

Para participar, basta enviar mensagem via instagram (@theatrofuria), facebook (Theatrofuria) ou agendar pelo telefone (65) 99234-2065. O ponto de partida é a Igreja Matriz e o encontro acontece a partir das 14h do dia 30. Moradores e turistas estão convidados a participar.

Péricles e Carolina criaram um circuito de visitações a cidades que possuem destacada riqueza patrimonial no estado. “E além disso, onde sabemos que há interesse em roteiro cultural”, acrescenta Perícles.

Ele reforça que não se trata apenas de um laboratório de experiência visando sugestões de exercícios diários para readquirir os sentidos aparentemente perdidos, mas é principalmente um laboratório prático.

“Parece muito sensorial, mas ao explorar a arquitetura e ecologia urbana, a história do local, seus personagens mais marcantes e as pessoas que o habitam, nossos sentidos ficam em alerta”.

Na condução dos participantes, a dupla do Theatro Fúria respeita a cultura local e o ponto de vista pessoal de cada participante, que eles preferem chamar de “intercambiadores”.

Integram a equipe do projeto Juliana Queiroz (fotografia), Ana Carolina de Mello (cinegrafista) e João Régis (edição de vídeo). A última cidade visitada foi Cuiabá, pela qual traçaram uma rota fluvial urbana.

“Visitamos vários pontos do Rio Cuiabá e do Rio Coxipó, passando pelo Cais do Porto e São Gonçalo Beira Rio. Por fim, fomos à Barra do Pari, onde reza a lenda, está o Minhocão. Mas não foi desta vez que o encontramos”, brinca Carolina.

O projeto é financiado por recursos da Lei Aldir Blanc disponibilizados via edital do Governo de Mato Grosso por meio de sua Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer (Secel-MT) e realizado a partir de uma parceria com o Governo Federal via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Foto 01:Juliana Queiroz
Foto 02: Fred Gustavos
Foto 03:Juliana Queiroz
Foto 04:Juliana Queiroz
Com informações da Assessoria - Lidiane Barros
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet