Cuiabá, sábado, 18/05/2024
23:01:30
informe o texto

Notícias / Teatro

29/08/2021 às 14:10

Espetáculo de MT 'Tudo é Preto!' será transmitido on-line neste domingo e na segunda

Experimento cênico digital propõe reflexão sobre posição dos corpos negros na sociedade, por meio de discursos afetivos

Priscila Mendes

Espetáculo de MT 'Tudo é Preto!' será transmitido on-line neste domingo e na segunda

Foto: Solta Cia de Teatro

As noites de domingo (29) e segunda-feira (30) já têm programação: o espetáculo“Tudo é Preto!”, da Solta Cia de Teatro, com transmissão ao vivo pelo Youtube da companhia, às 20h (horário de Cuiabá), com acesso gratuito.

Trata-se de um "experimento cênico negro digital", que surgiu da
ideia de investigar a experiência performativa de corpos negros em estado de exceção: discursos afetivos como forma de resistência, construindo um olhar para os que estão à margem do "padrão social", subalternos e estigmatizados.

Construída no contexto da pandemia, a peça nasceu para o formato digital, com cenas ao vivo, intercaladas por montagens audiovisuais. A sonoridade da peça, inspirada em ritmos negros, também mescla música ao vivo com gravações originais e mixagens. A realização é assinada pela Solta Cia de Teatro e pela Associação A Casa do Centro.

A produção no formato on-line, a partir das ideias do teatro digital e do teatro negro, permite uma mistura de linguagens: o teatro performativo, o audiovisual, a música e as artes visuais.

A equipe de trabalho é composta majoritariamente por artistas negros, fortalecendo assim a relevância do protagonismo negro no teatro e as temáticas abordadas que se voltam para o olhar do teatro negro engajado.

Em cena, os atores Everton Britto, Ismael Diniz e Maurício Ricardo dão corpo e voz a relatos de homens e meninos negros. Entre os relatos, há casos de repercussão nacional, histórias conhecidas apenas localmente e episódios da vida pessoal que permeiam a memória afetiva dos próprios atores.

Além dos relatos, os artistas trazem à cena entidades fortemente inspiradas na religiosidade de matriz africana e que evocam a recuperação dos valores ancestrais e o fortalecimento do ser preto.

Há ainda uma camada de reflexões advindas da pesquisa teórica de obras de grandes pensadores da arte negra, com destaque para Abdias do Nascimento e Frantz Fanon. Essa pesquisa dialoga com os estudos do diretor Everton Britto, que concebeu o trabalho como parte de sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Para Britto, trazer para cena o protagonismo e temáticas relevantes aos corpos negros se torna uma urgência nesses tempos difíceis. “A busca pelas experiências performativas no corpo negro se dá em um processo de enfrentamento da normatização imposta por uma sociedade patriarcal, heterossexual, branca e magra, como uma possibilidade de pensar, por meio da arte, a sociedade em que vivemos, utilizando as ferramentas da arte para criar uma reflexão sobre a diversidade e possibilidades de existência”, reflete.

Serviço
Espetáculo “Tudo é Preto!”
Data: Domingo (29) e segunda-feira (30), às 20h (horário de Cuiabá)
Transmissão ao vivo: Canal do YouTube da Solta Cia de Teatro

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet