Cuiabá, domingo, 28/04/2024
10:48:30
informe o texto

Notícias / Teatro

09/11/2023 às 17:10

INGRESSOS À VENDA

Estudantes apresentam clássico de Shakespeare no Sesc Arsenal em Cuiabá

A adaptação da “Sonho de Uma Noite de Verão” é encenada pelos alunos do 8º ano da Escola Livre Porto Cuiabá

Entretê

Estudantes apresentam clássico de Shakespeare no Sesc Arsenal em Cuiabá

Foto: Divulgação

A peça “Sonho de Uma Noite de Verão”, uma adaptação do clássico de William Shakespeare, está em cartaz de quinta-feira (9) a domingo (12), às 19h, no teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá. Encenada pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Livre Porto Cuiabá, a obra é considerada a maior comédia do autor e busca levar o público a uma jornada cheia de humor, drama, tragédia e romance.

A estudante Giovanna Confortin, de 13 anos, descreve a experiência como única. “Descobri que nada é fácil, que quando vou fazer alguma coisa tenho que ir até o final, até ficar bom. Aprendi ainda a ter solidariedade, amor, respeito ao próximo, além disso, a peça nos permitiu soltar a imaginação”.

Segundo o coreógrafo e professor de teatro Luciano Oliveira, os ensaios tiveram inicio há dois meses e a produção da peça envolveu estudantes, pais, familiares, professores, funcionários, além de toda a comunidade escolar. A proposta do teatro curricular é proporcionar ao jovem uma jornada de crescimento que culmina no dia do espetáculo, momento em que deixa sua mensagem à sociedade.

“Temos que dar protagonismo aos jovens, desafiá-los a ter uma postura inteligente, crítica e sensível em relação a si mesmos, aos outros e ao mundo onde vivem. Quando são bem orientados, podem se tornar grandes líderes onde quer que estejam e atuar diretamente na construção de um mundo melhor e mais justo”, destaca Luciano.

A história se passa no Palácio, onde Teseu, duque de Atenas, e Hipólita, rainha das Amazonas, felizes, mal podem esperar pelo dia do casamento. Dois outros jovens casais também são movidos pelo amor, mas encontram obstáculos em seu caminho: Demétrio ama Hérmia e tem consentimento de seu pai para casar-se com ela que, no entanto, não o ama, tendo entregado seu coração a Lisandro, que corresponde ao seu amor. O pai, Egeu, prefere ver a filha morta, caso recuse sua escolha. Helena sofre, pois ama Demétrio, que sequer a nota.

O conflito amoroso leva os quatro amantes a uma floresta próxima da cidade, povoada de seres da natureza, onde se encontram o rei e a rainha das fadas, Oberon e Titânia. Também se dirige para lá, um grupo de artesãos que vai ensaiar uma peça de teatro para presentear Teseu e Hipólita na festa de núpcias.

Brigado com a rainha, Oberon planeja puni-la, ao mesmo tempo que quer ajudar Helena com seu amor. Para isso, chama Puck, o Duende, para aplicar feitiços e encantamentos para “ajeitar” a trama. Agora sim, a confusão está armada. Puck se atrapalha e se diverte com o entrelaçamento das personagens, criando situações inacreditáveis com suas peripécias.

Serviço
Sonho de Uma Noite de Verão
Data
: 9 e 12/11 (quinta-feira a domingo), às 19h
Local: Teatro do Sesc Arsenal, Rua 13 de Junho, nº 1435, Cuiabá
Contato: (65) 3028-6625 (na Escola Livre Porto Cuiabá), ingresso promocional R$ 25
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet