Cuiabá, domingo, 28/04/2024
07:39:23
informe o texto

Notícias / Artes

06/05/2020 às 10:00

Museu promove debates sobre patrimônio e arte em tempos de Covid-19

A ideia é que o público possa conhecer e vivenciar o Museu de Arte Sacra MT sem sair de casa

Maria Clara Cabral

Museu promove debates sobre patrimônio e arte em tempos de Covid-19

A programação semanal conta com especialistas em educação, arquitetura, arte e história.

Foto: Reprodução/Entretê

Com as atividades presenciais suspensas, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT), localizado em Cuiabá, vem promovendo uma programação semanal que engloba lives e conteúdo informativo online.

A ideia é que o público possa conhecer e vivenciar o museu sem sair de casa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde no combate ao Covid-19.

Desde o dia 8 de abril, o projeto #MASMTEMCASA promove debates virtuais com especialistas sobre temas relacionados a educação, história, arte, arquitetura e patrimônio.

As transmissões acontecem sempre na página do Instagram do MAS-MT, todas as quintas, sextas e sábados. Às quartas, o público também descobre curiosidades sobre o museu e seu acervo no quadro #VOCÊSABIA?.

Nesta semana, patrimônio, cultura popular e arte em tempos de pandemia estarão em pauta. Confira!


07/04 (QUINTA-FEIRA)
Arte popular brasileira em tempos de COVID-19


LIVE com Daniel Reis – Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e Mestre pelo mesmo Programa (2007). Doutor em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2012), com estágio no Museu Nacional de Etnologia de Lisboa (2011). Pós-Graduado em Sociologia Urbana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2006). Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003). Professor do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural-IPHAN, desde 2016. Autor de "Cidade (I)material. Museografias do patrimônio cultural no espaço urbano" (2015). Suas principais áreas de pesquisa são: patrimônios culturais e espaço urbano, objetos, coleções e museus, arte e antropologia, culturas populares.

Horário: 19 horas de Cuiabá (20h Brasília)/ Mediação: Viviene Lozi – Diretora Executiva e Curadora

08/05 (SEXTA)
Patrimônio Cultural, Imagens da Cidade e Turismo


LIVE com Brendo Francis Carvalho
mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Graduado no curso de Bacharelado em Geografia na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG e membro fundador da APPAC - Associação de Preservação e Proteção do Patrimônio Cultural dos Campos Gerais. Atua na área da Geografia Humana, em especial, nas temáticas ligadas a Espaços Livres Urbanos, Cartografia Artística, Patrimônio Cultural, História da Geografia e Arte.

Horário: 19 horas de Cuiabá (20h Brasília)
Mediação: Viviene Lozi – Diretora Executiva e Curadora


09/05 (SÁBADO)
O Siriri e a Cultura Popular mato-grossense


LIVE com Domingas Leonor da Silva
Nascida na comunidade ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, região onde surgiu a cidade de Cuiabá, foi a primeira mulher de Mato Grosso a tocar o tamborí, viola de cocho e ganzá e ganhou fama por enfrentar de igual para igual cururueiros em roda. Vencedora do Prêmio Nacional Mestre da Cultura Popular em 2018 e Doutora Honóris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso) e Avinner Augusto (Além de acadêmico em Educação Física – Universidade Federal de Mato Grosso (8º Semestre), é Diretor Artístico, Produtor Cultural, Coreógrafo e Dançarino do grupo Folclórico Flor Ribeirinha).

Horário: 18 horas de Cuiabá (19h Brasília),
Mediação: João Batista – Gerente do Educativo



10/05 (DOMINGO)
O panorama do Patrimônio Arqueológico em MT


LIVE comFrancisco Forte Stuchi
Graduado em Biologia pela UNEMAT (2004), fez mestrado no MAE-USP (2010 bolsista FAPESP), onde deu início no doutorado em 2018, ambos envolvendo arqueologia em contextos de Terras Indígenas e Possui especialização em Antropologia Forense e Direitos humanos pela UNIFESP 2019. Trabalha a quase 6 anos como arqueólogo na Superintendência do IPHAN no Estado de Mato Grosso.

Horário: 19 horas
Mediação: João Batista – Gerente do Educativo

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet