Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
12:08:27
informe o texto

Notícias / Turismo

18/10/2022 às 16:12

Rafa Kalimann conhece projetos de conservação colaborativa e de combate a incêndios no Pantanal

A iniciativa busca divulgar o turismo de natureza alinhado com a educação em prol da preservação ambiental

Entretê

Rafa Kalimann conhece projetos de conservação colaborativa e de combate a incêndios no Pantanal

Foto: Raphael Moraes

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal recebeu, nessa segunda-feira (17), a atriz e influenciadora Rafa Kalimann. Durante a visita, Rafa conheceu alguns dos projetos de conservação colaborativa desenvolvidos pelo Polo e também as ações do Sesc Pantanal para prevenção e combate aos incêndios florestais. A ação é realizada em parceria com a organização SOS Pantanal.

A influenciadora foi apresentada à estrutura do Hotel Sesc Porto Cercado e às diretrizes do turismo responsável em conexão com a natureza aliado à educação ambiental que pautam o funcionamento da unidade. “O turismo é uma forma de trazer as pessoas mais para perto e sensibilizá-las sobre a importância do Pantanal. Propomos uma imersão no bioma, pois acreditamos que quem conhece, se encanta, se envolve e cuida. Além disso o Hotel é uma referência em gestão ambiental, inovação e governança, pensado para ser um empreendimento que tenha o impacto socioambiental mais positivo possível”, explicou a gerente-geral do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália.

Kalimann participou ainda de uma roda de conversa com ribeirinhos do entorno da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil, a RPPN Sesc Pantanal, que fazem parte da Rede de Agentes Voluntários contra incêndios. A rede é uma iniciativa do Sesc Pantanal, em parceria com a SOS Pantanal e Fundação Pró-Natureza (Funatura), que capacita e equipa os pantaneiros para o primeiro combate ao fogo, permitindo uma rápida resposta aos pequenos focos de incêndio para que não se alastrem pelo bioma.

Segundo a gerente-geral do Sesc, a integração entre as instituições e as comunidades foi um dos fatores que contribuiu significativamente para a redução dos focos de incêndio neste período de seca. “A união de esforços entre diferentes atores é determinante para a proteção do Pantanal”, reforçou.


Foto:Raphael Moraes

A criação da Rede está entre as diversas ações para prevenção e combate a incêndios realizados pelo Polo Socioambiental Sesc Pantanal – uma iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac, que atua com sua brigada há mais de 20 anos. O Polo possui também um Comitê Interno de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e integra o Comitê Estadual de Gestão do Fogo, conduzido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema/MT), e o Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional de Mato Grosso (Ciman/MT).

"Estamos muito felizes em recebê-la, poder contar com as parcerias e com o reconhecimento das pessoas, especialmente a Rafa, que tem um olhar sensível e muita atitude em contribuir em defesa do Pantanal, renova nossas esperanças e a nossa determinação em seguir fazendo a diferença nessa causa”, concluiu Cristina Cuiabália.

Nesta terça (18), a atriz visita a RPPN Sesc Pantanal e a comunidade pantaneira de São Pedro de Joselândia, onde o Sesc Pantanal e a SOS Pantanal realizam diversas ações de apoio e fortalecimento das brigadas e do desenvolvimento comunitário.

Foto: Raphael Moraes
Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet