Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:19:03
informe o texto

Notícias / Música

20/06/2023 às 13:01

Sarau Literomusical 100+1 reúne artistas de Poxoréu na Academia Mato-grossense de Letras nesta quarta

Em sua 6ª edição, evento apresenta poesia, catira e roda de viola

Entretê

Sarau Literomusical 100+1 reúne artistas de Poxoréu na Academia Mato-grossense de Letras nesta quarta

Foto: Divulgação

O Sarau Líteromusical 100+1 traz poesia, catira e roda de viola no encontro ‘Raízes & Letras’, que reúne uma comitiva de artistas de Poxoréu, nesta quarta-feira (21). Realizado pela Academia Mato-Grossense de Letras (AML) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o evento de literatura, dança e música está em sua 6ª edição.

"Estamos trazendo para a Academia um grupo de 15 artistas de Poxoréu, que têm o que mostrar e sabem como fazê-lo. A entrada é gratuita e o sarau é aberto a todos. É uma oportunidade para o público conhecer mais sobre as artes que nascem e habitam a famosa cidade mato-grossense ", destaca Sueli Batista, presidente da AML.

As atividades começam no período vespertino, a partir das 15h, estendendo-se até a noite, por volta das 21h.

O poeta, escritor e compositor poxorense, Gaudêncio Filho Rosa de Amorim, abre a programação com a oficina de poesia ‘A arte de declamar’.Às 17h acontece o talk-show ‘Papo Cabeça', em que Gaudêncio acompanha as declamadoras de poesia Geovana Gomes Xavier, de 16 anos, e Gabrielly Macêdo Cardoso, de 14 anos, também naturais de Poxoréu.

A partir das 19h30, o grupo ‘Os Diamantes’ faz apresentações de catira, dança popular coletiva do folclore brasileiro, também chamada de cateretê. Composto por oito catireiros, o grupo criado em 2015 remete, em seu nome, à história do município, marcado pelos achados diamantíferos.

Em seguida, as duplas de violeiros, Ferreirinha e Joari e Pâmella Viola e Karoline, apresentam a musicalidade da cultura caipira tradicional. Por meio dos talentos das duplas poxorenses, a roda de viola mostra um pouco da expressão cultural do município que realiza o maior Encontro de Violeiros do Brasil.

Com entrada gratuita, o Sarau Líteromusical 100+1 é realizado na sede da AML, localizada Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá. O evento pode ser acompanhado presencialmente ou pelo canal de youtube da Academia Mato-grossense de Letras (aqui).

Somente a participação na oficina ‘A arte de declamar’ requer inscrição prévia, que deve ser feita pelos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva), via WhatsApp.

Serviço
6º Sarau Literomusical 100+1 - Raízes & Letras
Data: quarta-feira (21)
Horário: Das 15h às 21h
Local: Academia Mato-grossense de Letras, rua Barão de Melgaço, 3869 – Cuiabá/MT
Evento gratuito

Da Secom-MT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet