Cuiabá, quarta-feira, 21/02/2024
08:40:26
informe o texto

Notícias / Artes visuais

05/07/2023 às 17:47

Artista de Cuiabá rifa obra de arte para participar de evento em Sergipe

Com tons vibrantes e quentes, a obra que será rifada se chama “Melancia”

Gabriella Arantes

Artista de Cuiabá rifa obra de arte para participar de evento em Sergipe

Foto: Mayra Albuquerque

A artista visual de Cuiabá Mayra Albuquerque decidiu rifar uma de suas obras de arte para conseguir angariar fundos e custear uma viagem ao estado de Sergipe. Mayra, que também cursa mestrado em história pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pretende participar do “IX Encontro Internacional de História Colonial”, que ocorre entre 17 e 20 de outubro.

“É um encontro de historiadores que estudam o período colonial. São vários simpósios temáticos e eu fui selecionada para um desses simpósios para apresentar um trabalho. Esse trabalho faz parte do meu tema do mestrado. Então eu estudo a ideia de gosto em dois diários de viagem e aí eu vou tentar apresentar isso nesse simpósio”, explicou ao Entretê.

Com tons vibrantes e quentes, a obra que será rifada se chama “Melancia”. Conforme a artista, a inspiração do desenho veio através de uma música da cantora e compositora baiana Josyara.

“Basicamente eu tentei passar o que estava escrito na letra para algumas partes do desenho, né? Então eu coloquei até um trechinho da música ali. [...] A música é ela falando ‘eu bem que caí nessa delícia dessa mulher, mergulho pra ver”. Então a parte de mergulho eu coloquei uma mulher ali mergulhando, as gotinhas de água, aí eu fui colocando elementos que casassem com a ideia total assim, de uma relação entre mulheres, a mãozinha ali cortando as unhas e o vinhozinho”, disse.


Para adquirir e conferir a obra de arte que será rifada é só acessar o Instagram da artista:@mayraalbqq.Cada bilhete do sorteio custa R$ 10,00 e o pagamento pode ser feito via Pix:(65) 99678-3320. Esse também é o contato da autora.

Mayra ainda contou um pouco da sua história no mundo artístico, os primeiros desenhos foram criados ainda quando era criança. Atualmente, a artista utiliza o material giz pastel oleoso para fazer suas pinturas, que em sua maioria retratam o feminino, quebrando alguns tabus.

“Eu sempre desenhei usando mais os tons de vermelho, laranja e rosa. Não sei se é algum motivo especial, mas sempre me agradou essa mistura de cores. Sempre tentei desenhar mais corpos femininos e aí também algumas coisas que desafia essa norma heteronormativa, por exemplo. Desenhar mulheres com pênis, por e relacionamentos entre mulheres. Aí eu comecei a usar um pouco mais do marrom para tentar retratar mais pessoas negras também nas obras com a cor específica, saindo um pouco do vermelho. Mas, eu acho que em geral eu tenho que desenhar mais mulheres e relações entre mulheres”, informou.


Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet