Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
11:23:17
informe o texto

Notícias / Música

18/07/2023 às 13:02

Novo Sarau Literomusical contempla show já visto por 300 mil pessoas no Brasil

O evento será realizado nesta quarta-feira (19), na Casa Barão, em Cuiabá

Entretê

Novo Sarau Literomusical contempla show já visto por 300 mil pessoas no Brasil

Foto: Assessoria

O cantor paulistano Carlos Navas, com refinado repertório, aterrissa em Cuiabá para se apresentar nesta quarta-feira (19), na Casa Barão. Ele será a atração do sétimo Sarau Líteromusical 100 + 1, que chega à sua penúltima edição, trazendo como tema "Passeio lúdico” - espetáculo Chico e Vinícius para Crianças e “Clariceando” – A Magia de Clarice Lispector. Atrações que vão conquistar crianças e adultos, respectivamente, nos períodos vespertino e noturno. O primeiro espetáculo é um presente para as crianças, em temporada de férias e já foi visto por mais de 300 mil pessoas no país.

Em sua longa trajetória como cantor, Navas se notabiliza bastante pelo ecletismo, utilizando repertórios variados em seus shows, que já ganharam especiais em emissores de televisão de redes nacionais. O intérprete pinçou dois shows especiais do seu portfólio, nos quais explora as artes da literatura e da música, valendo-se também da sua expressão cênica. Ao falar sobre seu retorno à Cuiabá, o cantor coloca sentimento na voz. “Estou muito feliz por isso, pois tenho raízes na cidade, a minha avó Maria de Lourdes Ferreira Mendes nasceu em Cuiabá, em 1918. Sempre que vou cantar nesta cidade, me emociono. Desta vez, graças a este convite da Academia, vou mostrar dois projetos distintos e muito especiais, que são inéditos para os mato-grossenses, e muito difundidos no país”.

O Sarau Litero Musical 100 + 1 é um projeto da Academia Mato-grossense de Letras, em parceria com o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer. Nesta edição conta também com outros parceiros, com parte do patrocínio da Cooperativa Sicredi Ouro Verde e o apoio da Eletro Fios e Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá. Como em edições passadas será presencial, on-line e gratuito. Acontece na Casa Barão, situada na rua Barão de Melgaço, 3869. Para acompanhar pela internet basta acessar o canal da Academia Mato-grossense de Letras - AML, no Youtube.

Programação

A programação do 7º Sarau Líteromusical 100 + 1 com "Passeio lúdico" será aberta no período vespertino. Terá início 16h, mas a organização recomenda-se chegar às 15h30, para retirada dos kits com material didático e guloseimas, para o lanche das crianças, que viverão três momentos muito interessantes no percurso realizado no Salão Nobre da Casa Barão. O primeiro de interatividade com a autora de “A Chalana de Nhô É”, Sueli Batista, escritora e presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, que na abordagem falará da sua obra infanto-juvenil, que foi desenvolvida com conteúdo que transmite uma visão mais apreciativa dos potenciais humanos. O amor pelas pessoas, pela natureza e pelas letras é transmitido de forma lúdica. “Por meio do personagem principal, que nasceu com o nome de É, eu busco ampliar percepções, estimular a oratória e dar mais autonomia e senso crítico aos pequenos leitores”, frisou Sueli.

E por falar em autonomia, o papo cabeça, que segue a fala da escritora, será muito interessante, pois o analista de desenvolvimento da Sicredi Ouro Verde, Guilherme Gimenez de Oliveira, falará sobre “Educação Financeira para crianças”, entregando ao público um gibi, com o qual aprende-se brincando com “A Turma da Mônica”. A série temática, que contempla uma conversa leve e divertida sobre assuntos financeiros, foi possível através da parceria nacional entre a cooperativa de crédito com a Mauricio de Sousa Produções.

O “Passeio Lúdico” se encerra em grande estilo, reverenciando-se compositores de grandes sucessos dedicados às crianças. O intérprete traz na bagagem seu maior espetáculo dedicado ao público infantil. Chico e Vinícius para crianças, com composições de Chico Buarque e Vinícius de Moraes que integram os discos de Carlos Navas: Canções de faz de conta e Canções da Arca.

Chico e Vinícius para crianças

Carlos Navas leva à cena o show "Chico e Vinícius para Crianças", que vem conquistando o público infantil desde 2004 pelo Brasil afora e já foi assistido por mais de 300 mil pessoas. Traz um repertório com canções de Chico Buarque e Vinicius de Moraes, que contemplam o universo imaginário do público infantil. É recomendado para crianças com três anos ou mais. “Assisti ao show há mais de 10 anos no Rio e me encantei, prometendo que um dia traria para o público cuiabano de Mato Grosso”, disse Sueli Batista, que acrescenta: Navas foi inspirador para que eu escrevesse “A Chalana de Nhô É”.

O espetáculo tem novos arranjos e a leitura pessoal do intérprete enfatizando o aspecto lúdico e interativo destas obras atemporais. No roteiro, que agrada também aos adultos, destaque para “Ciranda da Bailarina”, “Rebichada”, “História de Uma Gata” e “O Jumento” (de Chico e parceiros), assim como momento especiais da “Arca de Noé”: A Casa”, “O Pato”, “A Pulga, “A Galinha D´Angola” e “O Relógio”, tudo numa atmosfera bastante alegre e interativa. Ele será acompanhado pelo violonista Paulo Miranda.

Para a programação vespertina é necessária a inscrição antecipada, através dos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva), via whatsapp. Para o espetáculo noturno, "Clariceando", que começa às 19h30, não há necessidade de inscrição prévia.

Clariceando

No período noturno Carlos Navas apresenta o seu show "Clariceando - A Magia de Clarice Lispector", que surgiu em 2007. Evoca a literatura de Clarice Lispector, escritora ícone das letras brasileiras, comumente associada a Machado de Assis e Guimarães Rosa, em matéria de grandeza literária.

Em "Clariceando", o intérprete combina trechos de obras da autora com canções que fazem um link com o universo de Clarice. Partes dos livros “A Hora da Estrela”, “A Paixão Segundo GH”, “Água Viva” e “Perto do Coração Selvagem”, além dos contos “Por Não Estarem Distraídos”, que faz parte do livro “Para Não Esquecer”, e “O Artista Perfeito” e também usa trechos da última entrevista de Clarice (TV Cultura em 1977); que são alternados com canções como “Música, Música” (Sueli Costa/ Abel Silva), “Todo o Sentimento” (Cristovão Bastos/Chico Buarque), “Sem Destino” (Luiz Tatit), “O Espantalho” (Claudio Nucci/Paulinho Tapajós), “Beatriz” (Edu Lobo/Chico Buarque), “João e Maria” (Sivuca/Chico Buarque), entre outras pérolas, fará também a apresentação de composição de Sueli Batista, gravada em 2006, que faz parte do disco Pássaro Passará, também interpretado por Tetê Espíndola. Sempre de forma interativa e com requinte musical. Navas será acompanhado mais uma vez pelo violonista Paulo Miranda.

Jefferson Neves, secretário da Secel-MT está muito satisfeito com o andamento do Projeto Sarau Literomusical 100 + 1 que chega na sua reta final, não só coroado de êxito, oportunizando aos artistas e escritores mato-grossenses mostrarem os seus talentos, mas também abrindo-se o leque das atrações, possibilitando uma conexão com o que acontece no cenário nacional da boa música brasileira. Temos o desejo de dar continuidade à iniciativa.

Sobre o cantor

O intérprete paulistano tem onze discos e um dvd solos elogiados. Em seu repertório, reúne autores contemporâneos expressivos como Alzira E, Itamar Assumpção, José Miguel Wisnik, Marina Lima e Vitor Ramil. Em mais de 26 anos de carreira, lançou álbuns temáticos dedicados a Mario Reis e Custódio Mesquita e também dois cd ́s infantis: “Algumas Canções da Arca... “(2004) e “Canções de Faz de Conta” (2007), onde interpreta, respectivamente, Vinicius de Moraes e Chico Buarque para crianças. Em 2013, chegou ao mercado o DVD ENSAIO, que registra sua passagem pelo programa homônimo, dirigido por Fernando Faro. O acústico “Crimes de Amor” (2015/2017) é seu décimo álbum e mereceu elogios unânimes da crítica. Em 2016, regrava em voz e piano “O Chamado”, hit de Marina Lima (em parceria com Giovanni Bizzotto), que se torna seu primeiro single exclusivamente digital. É convidado pelo músico Guga Stroeter no ano seguinte para ser a voz do espetáculo em Tributo aos 30 anos do quinteto de Jazz Nouvelle Cuisine. Em 2022, lança o álbum “All of You – Canções de Cole Porter em voz e piano”.

Serviço
7º Sarau Literomusical 100 + 1, com participação do cantor Carlos Navas
Quando: dia 19 de julho, nos períodos vespertino (16h) e noturno (19h30)
Onde: Casa Barão de Melgaço, Academia Mato-grossense de Letras, rua Barão de Melgaço, 3869
Inscrição Para Período Vespertino: através dos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva).
Entrada gratuita

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet