Cuiabá, sábado, 01/06/2024
20:09:50
informe o texto

Notícias / Variedades

13/08/2020 às 09:31

Docentes da UFMT recebem Ailton Krenak em live: adiar o fim ou construir um mundo novo?

A Adufmat é que conduz o debate com o filósofo e historiador indígena, ao vivo, nesta sexta-feira (14)

Maria Clara Cabral

Docentes da UFMT recebem Ailton Krenak em live: adiar o fim ou construir um mundo novo?

Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real

Conhecido pelo discurso proferido na Câmara Federal enquanto tingia o rosto de preto com pasta de jenipapo, Ailton Krenak, pesquisador e ativista indígena brasileiro, se consolidou na opinião pública com suas ‘ideias para adiar o fim do mundo’.

Nesta sexta-feira (14), ele debate com Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat) a seguinte questão: adiar o fim ou construir um mundo novo?

As reflexões do historiador e filósofo – liderança ambientalista reconhecida mundialmente
ganharam notoriedade especialmente em tempos de pandemia da covid-19, que evidenciam desequilíbrios socioambientais. Suas análises de conjuntura e frases sobre humanidade, tempo presente e futuro vem manchetando sites de notícias.

O debate com ele será transmitido ao vivo no canal do Youtube da Adufmat, das 13h às 14h (horário de MT). A live também poderá ser assistida no Facebook da associação e será mediada pela docente e doutora Lélica Lacerda.

Krenak é autor de livros aclamados por pensadores da esquerda. Depois do livro ‘Ideias para adiar o fim do mundo’, de 2019, lançou ‘O amanhã não está a venda’ e ‘A vida não é útil’, em 2020. Antes disso, ele já havia escrito ‘O lugar onde a terra descansa’, em 2000.

1987: o Brasil tenta adiar o fim do mundo com uma nova Constituição Federal, a chamada Constituição Cidadã. À época, os movimentos sociais conquistaram importantes direitos, mas acreditavam que o documento ainda não era suficiente para atender às necessidades da população. 2020: a constituição novamente é o centro, agora como uma das poucas garantias de respeito aos direitos que estão sendo destruídos desde que foi aprovada, em 1988. Entre tantas questões, fica a pergunta: devemos adiar o fim do mundo ou construir um mundo novo? É sobre isso que a Adufmat-Ssind conversa, na Live dessa sexta-feira, 14/08, às 13h, com uma das lideranças indígenas mais importantes dos últimos 38 anos. Ailton Krenak ficou conhecido pelo discurso proferido na Câmara Federal enquanto tingia o rosto de preto com pasta de jenipapo, e vai nos contar como tem sido a resistência indígena, o que mudou e o que ainda é possível mudar. Não esqueçam que, por questões de logística, o debate dessa sexta-feira será extraordinariamente às 13h (horário de Cuiabá). Será possível participar pela página oficial da Adufmat-Ssind no Facebook e também pelo Youtube. Envie suas perguntas! Não deixe de acompanhar as produções do sindicato nas redes sociais e site da entidade: www.adufmat.org.br #adufmat #sindicato #ufmt #debate #decolonial #adiarofimdomundo #construirumnovomundo #ailtonkrenak #liderancaindigena #resistenciaindigena #live

Uma publicação compartilhada por Adufmat-SSind (@adufmatssind) em

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet