Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:58:53
informe o texto

Notícias / Artes

12/11/2020 às 13:49

De bike pelo Pantanal, artista encanta as redes sociais com fotografias

Em meio a notícias sobre impacto dos incêndios ambientais, Fernando Bessa, que é pintor e escultor, quer mostrar a beleza que resiste no bioma

Maria Clara Cabral

De bike pelo Pantanal, artista encanta as redes sociais com fotografias

Foto: Fernando Bessa

Em Poconé (a 100 km de Cuiabá), Fernando Bessa sai para pedalar todas as manhãs, bem cedinho, por volta das 4h30. Durante o passeio que virou rotina há quase um ano, ele aproveita para registrar as belezas do Pantanal e exercitar, assim, a arte de fotografar.

Neste ano, o artista visual também passou a compartilhar o resultado em seu perfil no Instagram e as imagens logo se destacaram nas principais páginas dedicadas a divulgar belezas do estado e do Brasil: @ceudemt (130mil seguidores), @matogrosso_brasil (68,4mil seguidores), @vejamatogrosso (22,2mil seguidores) e @i_love_mato_grosso (20,6mil seguidores) são algumas delas.

Mas apesar de suas fotografias estarem em evidência, Fernando não se considera um fotógrafo profissional. É que além do registrar o Pantanal através da fotografia, ele esculpe e pinta o bioma, já tendo espalhando peças por alguns lugares do mundo.

“Sou escultor, artista plástico desde os meus 12 anos e tenho uma paixão por tudo que envolve arte. A fotografia sempre esteve comigo, mas eu nem postava, até porque eu não vivo de fotografia. Só agora comecei a divulgar meus registros e deu muito certo. Há uns dois meses atrás ganhei uma bike como prêmio”, conta.


Nascido em Govenador Valadares (MG), Fernando vive há um bom tempo em Mato Grosso. “Um senhor daqui foi a Pontes e Lacerda, cidade onde hoje moram meus pais, onde eu residia e tinha uma loja de artesanato, gostou muito do meu trabalho e me trouxe pra Poconé para entalhar e esculpir mesas, bancos e cadeiras, com paisagens do Pantanal para levar a França”, conta.

Desde então, suas peças também já compõe o cenário da cidade e fazem parte do cotidiano de praças, igrejas e instituições como o Sesc Pantanal, onde o artista também já realizou exposições. Fernando é autor de uma escultura da imagem de São Francisco de 8 metros e 39 centímetros de altura que fica no meio do Pantanal.

“Não tem como passar na transpantaneira e não ver essa escultura. Fiz ela há 15 anos com madeira. Devido à falta de manutenção, ela estava caindo e a refiz em cimento”, destaca o artista.

Fernando começou a esculpir em madeira, mas hoje trabalha com uma diversidade de materiais. Ele desenvolveu uma técnica dar forma de madeira ao cimento, também trabalha com esculturas de isopor e argila, e pinta telas e painéis com temas pantaneiros.

O interesse pela fotografia se intensificou com o ciclismo. Fotografar o Pantanal, para o artista, é uma forma de mostrar a beleza que resiste no bioma. Muitas das fotos que circulam foram feitas durante e depois dos incêndios.

“As pessoas só olharam para as queimadas. Eu vou para Pantanal para mostrar a beleza que ainda resta. De notícias ruins as pessoas já estão faturadas. Tem lugares que queimou e está lindo já”. E ele é otimista: “pode escrever o que eu tô falando, o Pantanal depois dessas queimadas vai ficar 10 vezes mais bonito”.

Confira o trabalho de Fernando Bessa:
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Edsonha Bessa 03/01/2021 às 00:00

    Parabéns Fernando Bessa! Parabéns meeesmo!!!????????????pelo o lindo trabalho.

  • João Pedro 14/11/2020 às 00:00

    Belíssimas fotos representando nosso Pantanal! Parabéns Fernando!!

  • Claudete dos Santos Duarte 14/11/2020 às 00:00

    É muito lindo teu trabalho Bessa,só falta dizer o nome dos lugares lindos que vc fotografa para divulgar mais

  • Vange Assunção 13/11/2020 às 00:00

    Parabéns! Bela reportagem! Esse é o meu cunhado, meu compadre , meu escultor e artista plástico e agora fotógrafo preferido!??????Você merece esse reconhecimento! Você merece o mundo!????

  • Miguelina Beatriz correa 12/11/2020 às 00:00

    QUANDO CRESCER QUERO FOTOGRAFAR IGUAL A VOCE , PARABÉNS

  • Ana Cruz 12/11/2020 às 00:00

    Ahhh, eu sempre falo...Vc é PHoda meu amigo. Parabéns pelo trabalho, mais um talento que Deus te deu. O mundo é seuuu!

  • Miguelina Beatriz correa 12/11/2020 às 00:00

    SE FOR PARA SER MELHOR , ENTAO QUE VENHA A MUDANÇA

 
Sitevip Internet