Imprimir

Imprimir Notícia

25/07/2022 às 11:03

Cuiabá tem programação diversa e gratuita neste Dia da Mulher Negra e de Tereza de Benguela

Priscila Mendes

Vinte e cinco de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e Cuiabá tem programações alusivas à data. 

A primeira atividade ocorre na tarde desta segunda-feira (25), na sede da Secretaria Municipal da Mulher, das 13h às 18h: o “Seminário das Pretas – Fortalecendo o protagonismo da mulher negra", com participação livre. Também participarão do seminário a Secretaria Municipal de Saúde, o Fórum de mulheres negras, o Centro Cultural Casa das Pretas, o Portal Mulher MT e o Instituto Sementes do Bem. A Secretaria da Mulher fica localizada no Centro de Cuiabá, na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao prédio do INSS.

E haverá atividades culturais noturnas nesta segunda (25), ambas no Centro Histórico de Cuiabá, espaço muito simbólico para as pautas do povo preto.

No Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), às 19h, haverá apresentações com respeito às culturas afrobrasileiras. Haverá participação de Tonny Maia e seu trompete, Joãozinho do Cavaco e Ju Baiana, Marcelo Passos, grupo Conexão dos Tambores, além de uma grande roda de samba com Rodrigo Mendes, Pachana e Ju Grisólia. A entrada é gratuita.

Na Casa das Pretas, localizada na Praça da Mandioca, terá o evento ‘Poesia no Ar’, também às 19h, com entrada gratuita. Será a apresentação da poeta mato-grossense Luciene Carvalho, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Academia Mato-grossense de Letras. Todas as pessoas estão convidadas.


A poeta Luciene Carvalho. Foto por Karen Malagoli / Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

O 25 de Julho

No dia 25 de julho, é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em homenagem à luta e à resistência das mulheres negras. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e teve origem durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992. O evento reuniu mais de 300 representantes de 32 países para compartilhar suas vivências, denunciar as opressões e debater soluções para a luta contra o racismo e o machismo.

No Brasil, a data também é uma homenagem à Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé, aqui em Mato Grosso, e liderou o Quilombo de Quariterê. Segundo documentos da época, o lugar abrigava mais de 100 pessoas, incluindo indígenas. A liderança dela se destacou com a criação de uma espécie de Parlamento e de um sistema de defesa. Tereza foi morta após ser capturada por soldados. A data brasileira foi instituída pela Lei nº 12.987, de 2014.

Serviço: 

Seminário das Pretas – Fortalecendo o protagonismo da mulher negra
Data: Segunda (25), das 13h às 18h
Local: Secretaria Municipal da Mulher de Cuiabá (Av. Pres. Getúlio Vargas, 400 - região central de Cuiabá, próximo ao prédio do INSS)
Participação livre

Homenagem à Tereza de Benguela
Data: Segunda (25), às 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc)
Entrada franca

Poesia no ar, com Luciene Carvalho
Data: Segunda (25), às 19h
Local: Centro Cultural Casa das Pretas (Praça da Mandioca)
Entrada gratuita
 
 Imprimir