Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
16:43:17
informe o texto

Notícias / Diversidade

18/07/2022 às 18:44

Casa das Pretas tem programação especial neste mês de julho; confira

Atividades são gratuitas e ampliam o Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha

Priscila Mendes

Casa das Pretas tem programação especial neste mês de julho; confira

Oficina com Xequerê e Tambor, por Josi Crispim

Foto: Reprodução / Instagram

Vinte e cinco de julho é o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. Mas um dia é pouco para celebrar a luta política desenvolvida por elas. Por isso, o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune/MT) está promovendo o Julho das Pretas. E a maior parte das atividades é na casa delas, o Centro Cultural Casa das Pretas.

Já houve muitas atividades e a programação segue intensa até o fim do mês. Nesta segunda-feira (18), às 19h, tem oficina de xequerê - instrumento de percussão de origem africana, a partir de uma cabaça e contas - e de tambor, conduzida pela musicista Josi Crispim, acompanhada por Mário Ferraz. A oficina, ocorre na Casa das Pretas, é gratuita e não precisa de inscrição prévia, é só chegar.

Nesta terça-feira (19), haverá uma das palestras do projeto “Pretas em Movimento”. Será às 19h (horário de Cuiabá), em formato híbrido - presencial na Casa das Pretas, com transmissão ao vivo no perfil do Imune no Instagram (@imunemt). A palestrante é a Aghata Ferreira e a mediadora é a Tereza de Jesus Costa.

O ciclo de palestras “Pretas em Movimento” é um projeto realizado mediante convênio com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e atravessa o Julho das Pretas e se coloca como ação continuada, prevista para ocorrer até dezembro deste ano.



Mas o Julho das Pretas é também realizado com iniciativas próprias do Imune, de outras parcerias - a exemplo do apoio recebido pela ONU Mulheres -, além de incontáveis trabalhadores voluntários.

O “Julho das Pretas” é uma ação política - no sentido da busca de mudança estrutural da sociedade - e agenda propositiva com organizações e o movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade.

A ação foi criada em 2013, pelo Odara Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho. A iniciativa está na 10ª edição e propõe trazer temas relevantes, com o objetivo de superar as desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.

Outras atividades

Por dois sábados seguidos, neste (23) e no próximo (30), das 9h às 11h, com foco de fortalecer a identidade negra a partir do reconhecimento da beleza dos cabelos, haverá a Oficina de Penteados e Turbantes, com Amarantha Tatys. São 10 vagas. Haverá também Oficina de Trança Afro.

No Dia da Mulher Negra, a celebração ficará por conta da interpretação da poeta Luciene Carvalho, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Academia Mato-grossense de Letras. O evento ‘Poesia no Ar’ será dia 25, às 19h, na Casa das Pretas, com entrada gratuita.

Fechando o Julho das Pretas, será lançado o boletim "Voz Imune", desenvolvido em parceria com a ONU Mulheres.

A presidenta do Imune, Antonieta Costa - a Nieta, já apontou o sucesso que está sendo o Julho das Pretas em Cuiabá: atividades com bastante público, grande variedade, participação de crianças… e que o objetivo de “mostrar para a comunidade o quanto de riqueza cultural nós temos dentro de nosso espaço [a Casa das Pretas]” está sendo atingido.

Mas Nieta registra que as atividades da Casa das Pretas não se resumem ao Julho das Pretas. Que o centro cultural desenvolve atividades o ano todo. “A gente não para no Julho das Pretas, porque a gente não é um grupo de datas comemorativas, nós somos um grupo que quer mexer nas estruturas políticas da sociedade”, comenta, falando de combate ao racismo, de inclusão social e de mais direitos, a partir da perspectiva da mulher e do povo preto.

Para saber das programações da Casa das Pretas, siga no Instagram @casadaspretasmt.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet