Imprimir

Imprimir Notícia

04/09/2020 às 12:30 | Atualizada: 04/09/2020 às 13:15

Live com cineasta premiado abre 5ª Mostra de Cinema Negro de MT neste domingo

Maria Clara Cabral

Com exibição de 35 filmes selecionados dentre os 186 inscritos, a 5ª edição da Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso começa neste domingo (06). O festival será online, com acesso pelo site do Coletivo Audiovisual Negro Quariterê até o dia 13 de setembro.

A programação de abertura terá ainda uma live com o cineasta brasileiro Jeferson De, às 19h no Instagram @quaritere. Além de assinar filmes premiados em festivais nacionais e internacionais, o realizador de São Paulo já dirigiu, produziu e editou programas de TV exibidos na Rede Globo, MTV e SBT. Seu trabalho mais recente foi o recém-lançado longa 'M8 - Quando a Morte Socorre a Vida', pela Paris Filmes e Migdal Filmes.

Durante a edição, todos os filmes ficarão disponíveis para assistir, mas também para votar na categoria júri popular. Já o júri oficial desse ano premiará as melhores produções nas categorias ficção, documentário, experimental e vídeo-clipe e menção honrosa. Confira abaixo os filmes que estarão disponíveis.

LEIA MAIS: Pesquisadoras e produtoras brasileiras formam júri da Mostra de Cinema Negro de MT

A Mostra de Cinema Negro surge como uma ferramenta para debater e refletir sobre o protagonismo negro no audiovisual, como uma resposta aos anseios realizadores de Mato Grosso, que buscam dar visibilidade à produção audiovisual negra regional e nacional. Este ano, a temática da Mostra é Sobre(vivência) e foi escolhida para falar da resiliência do povo negro.

“O cinema negro no Brasil tem, desde seu nascimento, a força motriz do antiepistemicídio, do antirracismo e da construção de novas potências de viver”.

Jeferson De 

Jeferson De é um cineasta brasileiro, nascido em Taubaté, interior de São Paulo. Estudou cinema na USP, onde foi bolsista da FAPESP com a pesquisa: “Diretores Cinematográficos Negros”. Em 2000, publicou o manifesto “Dogma Feijoada”. Roteirista e diretor dos premiados curtas “Distraída Pra Morte” (2001), “Carolina” (2003) e “Narciso RAP” (2005).

Foi editor e finalizador em projetos na MTV e SBT, entre eles: as séries “Vinte poucos anos”, “Tudo de Bom” e “Popstars”. Em 2003, produziu em São Paulo os programas “Brasil Total” e Central Da Periferia”, exibidos na TV Globo. Em 2005 lançou o livro “Dogma Feijoada e o Cinema Negro Brasileiro”, dentro da coleção Aplauso.

Na TV criou e dirigiu, junto à gravadora Trama, o programa “TRAMAVIRTUAL”, exibido no Multishow. Em 2007, dirigiu o curta metragem “Jonas só mais um” para o Projeto da X Brasil para o Marco Universal.

Seu longa-metragem de estréia Bróder foi selecionado no 60º Festival de Berlim e lançado no Brasil em abril de 2011, tendo recebido o prêmio de melhor filme pela APCA (Associação Paulista de críticos de arte) e 11 indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.  


Confira lista de filmes selecionados:

DOCUMENTÁRIO
FICÇÃO 
Serviço

A 5° Mostra de Cinema Negro de Mato grosso online do dia 6 ao dia 13 de setembro pelo site http://quaritere.com.br/
 
 Imprimir