Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
01:31:04
informe o texto

Notícias / Política

08/06/2021 às 14:00

Mendes diz que decisão da Anvisa é lamentável e cobra explicações

Para o democrata, a Anvisa terá que explicar os critérios adotados para impor tais condições para liberar a importação do imunizante.

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Camilla Zeni

Mendes diz que decisão da Anvisa é lamentável e cobra explicações

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) lamentou a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que na semana passada autorizou a utilização da vacina russa Sputnik V em apenas 1% da população. Para o democrata, a Anvisa terá que explicar os critérios adotados para impor tais condições para liberar a importação do imunizante.

Por conta das condições impostas pela agência, Mato Grosso busca um acordo com o laboratório Russo, tendo em vista que o contrato firmado para aquisição de doses previa a compra de mais de 1,2 milhões de imunizantes.

“Lamento que a Anvisa liberou, mas é uma liberação muito pequena: 1%. Nesse momento nós estamos dialogando com o fundo russo para reestabelecer as condições contratuais, porque nós não compramos assim deles, para entregar 1% e depois ficar aguardando, uma série de condicionantes que a Anvisa impôs para essa vacina e não para as demais. Tem algo ai para ser explicado, cabe a Anvisa explicar isso”, cobrou o chefe do Executivo Estadual.

Mauro, que, inclusive, recebeu a primeira dose da Astrazeneca nesta terça-feira (8), afirma que não entendeu o posicionamento da Anvisa, ainda mais pelo fato de a vacina russa estar prestes a ser liberada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A informação que nós tivemos é que a Organização Mundial de Saúde aprovou a última vacina covax facility, e a próxima que está na sequência para ser aprovada é a Sputnik. Então, ficou muito estranho a forma que a Anvisa colocou”, completou.

Mendes afirma que, apesar da imposição, buscará manter o contrato e garantir novas doses de vacina para o Estado. “Vamos dar sequência e qualquer número de vacinas que chegar serão vidas que serão salvas”, cita o governador, afirmando que as tratativas já estão avançadas.

“Nós tivemos no sábado uma reunião com todos os governadores do Nordeste e do Norte que compraram essa vacina, e conversamos com alguns técnicos. De lá para cá, está tendo algumas reuniões dos técnicos com o fundo russo e da nossa procuradoria para fazer essas tratativas”, explicou.

Mendes, contudo, afirma que corre o risco de a empresa russa não aceitar as novas condições. “O contrato que foi assinado era de 1,2 milhões de doses e tinha um cronograma de quatro meses para entregar. Então, agora temos que fazer um novo diálogo com eles, para ver se vão aceitar essa condição de entregar 1% e depois ficar esperando”, completou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet