Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:56:34
informe o texto

Notícias / Geral

11/02/2024 às 11:40

ESPERANÇA

Qdenga: quanto nova vacina da dengue protege, quem pode tomar e outros 3 pontos-chave

Brasil é primeiro país a incorporar vacina contra dengue no sistema público de saúde

Leiagora

Qdenga: quanto nova vacina da dengue protege, quem pode tomar e outros 3 pontos-chave

Foto: Getty Images

A vacina contra a dengue conhecida como Qdenga foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Ministério da Saúde, e já está sendo distribuída para jovens de 10 a 14 anos de forma gratuita.

Com essa iniciativa, o Brasil se torna o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.

Em clínicas privadas, a Qdenga também está disponível em países da União Europeia, Indonésia, Tailândia e Argentina.

O Ministério da Saúde terá 6 milhões e 300 mil doses da vacina Qdenga em 2024 e na primeira fase da imunização vai vacinar somente as crianças (entre 10 e 14 anos) de 521 cidades do Brasil com alta incidência da dengue.

O imunizante é considerado seguro e eficaz para pessoas de quatro a 60 anos, mas quem tem idade fora do grupo prioritário escolhido pelo Ministerio da Saúde neste momento só consegue se vacinar em clínicas privadas.A procura tem sido tão alta que clínicas particulares em diferentes estão suspendendo a aplicação por falta de doses — e a farmacêutica Takeda deve priorizar o SUS neste momento.

Aumento de casos de dengue

O Brasil vive um aumento expressivo nos casos de dengue. Nas primeiras semanas de 2024, com mais de 120 mil possíveis infecções sob análise das autoridades e ao menos 12 mortes causadas por complicações da doença, de acordo com o Ministério da Saúde.

O avanço da doença também foi notado no ultimo ano.

Em dezembro, o órgão divulgou um boletim mostrando um aumento de 15,8% nos casos de dengue no Brasil em 2023, em comparação ao ano anterior.

As ocorrências saltaram de 1,3 milhão em 2022 para 1,6 milhão.
No mesmo ano, o Brasil registrou o maior número de mortes por dengue em um único ano, conforme aponta o painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde.
Da BBC News Brasil em Londres
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet