Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:44:06
informe o texto

Notícias / Geral

05/02/2024 às 13:40

FORA DOS CRITÉRIOS

Por que nenhum município de Mato Grosso vai receber vacina contra a dengue?

O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública; doses são limitadas

Marina Martins

Por que nenhum município de Mato Grosso vai receber vacina contra a dengue?

Foto: Ministério da Saúde

Mato Grosso ficou de fora da lista de estados que vão receber a vacina contra a dengue. No anúncio feito pelo Ministério da Saúde, no fim do mês de janeiro, foram incluídos cerca de 500 municípios em 16 estados para a imunização que começa em fevereiro. Nenhum deles é de Mato Grosso.

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) mostram que, em 2023, foram confirmados 925 casos da doença. Só em janeiro foram registrados 254 casos no Estado.


Público e regiões prioritárias
A definição da estratégia foi feita a partir da análise da situação epidemiológica nas Regiões de Saúde do Brasil. A partir daí foram definidos critérios: 

- Na lista do Ministério da Saúde, estão municípios com mais de 100 mil habitantes e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2 (em 2023 e 2024);
- As cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de "regiões de saúde”, por causa da alta transmissão. 
- A prioridade da vacinação é para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, por estarem entre o público com maior número de internações pela doença.

Serão necessárias duas aplicações para a imunização completa em uma janela de três meses. 
Acesse aqui a lista de cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde.


Baixa quantidade de doses
A imunização começa em fevereiro no Brasil, mas não de maneira uniforme. Isso porque não há doses suficientes para todos. O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses ao longo de 2024. O volume é limitado por causa da capacidade de produção da fabricante, e o total das doses deve ser entregue até dezembro deste ano. 


A vacina
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano, quando as clínicas particulares passaram a disponibilizar a vacina para seus consumidores.

A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

Agora, o imunizante passa a integrar também o Programa Nacional de Imunizações (PNI), e será aplicado gratuitamente pelo SUS.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet