Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
08:55:37
informe o texto

Notícias / Judiciário

25/06/2021 às 10:30

MP ingressa com ação para recuperar área ambiental degradada

O órgão ainda pleiteou o pagamento de indenização dano ambiental, a ser arbitrada pela Justiça, em favor de uma entidade beneficente indicada pelo órgão ministerial

Leiagora

MP ingressa com ação para recuperar área ambiental degradada

Foto: Arquivo / Agência Brasil

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por intermédio da Promotoria de Justiça de Guarantã do Norte, propôs Ação Civil Pública contra o estabelecimento Guarantã Empreendimentos Imobiliários Ltda e a Associação dos Criadores de Guarantã do Norte (Acritã), com o objetivo de reparar e indenizar os danos ambientais causados à vegetação nos arredores de um córrego localizado dentro do Parque de Exposições.

O MPMT requereu, liminarmente, que os acionados interrompam quaisquer atividades poluidoras e se abstenham de ocupar com novas construções a área de preservação permanente do córrego Novo Horizonte.

Além disso, pugnou pela condenação dos requeridos a retirar todas as edificações e resíduos da área, demonstrar a correta destinação dos resíduos com a apresentação de Comprovante de Transporte de Resíduo (CRT) e recuperar a área degradada por meio da apresentação e execução de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad).

Por último, pleiteou que paguem indenização por dano ambiental difuso, a ser arbitrada pela Justiça, em favor de uma entidade beneficente indicada pelo órgão ministerial.

O MPMT tomou conhecimento da irregularidade por meio de denúncia anônima sobre o desmate consistente da vegetação ciliar ao redor do córrego para construção de uma baia para cavalos. Ao realizar diligências no local, comprovou a veracidade das informações. Perante o exposto, a ação foi ajuizada para assegurar a conservação e manutenção do ecossistema da região, uma vez que a saúde da população depende do equilíbrio ambiental.

 
Assessoria MPE 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet