Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
21:33:27
informe o texto

Notícias / Esporte

01/08/2021 às 10:58

Brasil vence batalha contra França rumo às quartas no vôlei masculino

Seleção perde set mais longo dos Jogos até aqui, mas se impõe em jogaço contra rivais. Agora, espera outros resultados para conhecer adversário na próxima fase em Tóquio

Globoesporte.com

Brasil vence batalha contra França rumo às quartas no vôlei masculino

Foto: Divulgação / CBV

A vaga já estava garantida. Mas, em um clássico, isso pouco importa. Neste domingo, o Brasil mostrou força e derrubou a França na Arena Ariake. Com direito à maior parcial das Olimpíadas de Tóquio até aqui - vencida pelos rivais- , a seleção fechou a fase de classificação em 3 sets a 2, parciais 25/22, 37/39, 25/17, 21/25 e 20/18. Um triunfo na medida certa rumo às quartas de final dos Jogos.

Ngapeth, da França marcou incríveis 29 pontos e foi o maior pontuador da partida. Pelo lado brasileiro, Wallace fez 23. Lucarelli (21), Leal (20) e Lucão (19) completram a lista

E agora?

O Brasil ainda vai precisar esperar para conhecer seu rival nas quartas em Tóquio. Com a vitória da Rússia por 3 a 0 sobre a Tunísia, a seleção brasileira avançou no segundo lugar da chave, atrás apenas dos rivais europeus.

Do outro lado, o grupo A ainda segue indefinido. O Brasil vai enfrentar o terceiro colocado do outro lado. Um sorteio no fim da rodada entre os segundos e terceiros lugares de cada grupo vai definir o chaveamento nas quartas. São três possíveis rivais: Itália, Japão e Irã.




1° set - Brasil saca firme e controla o jogo

Um saque de Lucarelli na rede abriu a conta no jogo. Mas foi um início de poucos erros do lado brasileiro. Ao forçar o saque, a seleção conseguia quebrar o passe francês e tornar o bloqueio mais eficiente. O ataque, com Lucarelli, Leal e Wallace, também funcionava bem. A França até conseguia evitar uma distância maior no placar, mas o Brasil era superior. No bloqueio de Lucão, 16/13.

A França tentou a reação ao colocar Boyer em quadra. Até chegou a encostar novamente no placar, mas por pouco tempo. No ritmo da trinca ofensiva, a seleção abriu 24/20 e se aproximou da vitória. Ngapeth ainda conseguiu um ace para descontar, mas errou na sequência, e o Brasil fechou em 25/22.

2° set - No set mais longo dos Jogos, França empata

O Brasil voltou à quadra errando um pouco mais do que o normal. Ao ceder pontos e desperdiçar contra-ataques, viu a França abrir 7/5 na conta. O Brasil, porém, reagiu. Chegou ao empate com um ace de Lucarelli, que resvalou na fita e foi direto ao chão: 8/8. A partida seguiu equilibrada. Em uma nova sequência de erros do lado brasileiro, os franceses voltaram à dianteira, em 15/14.

No bloqueio sobre Leal, festa do lado francês, que abriu 17/15 na conta. O Brasil ensaiou a reação, mas viu Ngapeth explorar o bloqueio para abrir 22/19. Na tentativa derradeira de arrumar a casa, Renan pediu tempo e mandou Douglas Souza à quadra no lugar de Leal. Funcionou. O Brasil chegou ao empate em um bloqueio de Wallace. A partir dali, virou um drama. A França teve cinco set points em sequência, mas o Brasil conseguiu evitar. No contra-ataque de Lucarelli, a seleção passou à frente em 29/28.

Mas quem disse que o set terminava? A França só conseguiu fechar quando Ngapeth foi para a rede: 39 a 37. Foram 51 minutos no total, no set mais longo dos Jogos até aqui. Por pouco, não estabeleceu o novo recorde olímpico no vôlei masculino. Em 2000, no primeiro set, a Itália venceu a Argentina por 40/38, no maior da história das Olimpíadas.

3° set - Brasil acelera e volta à frente

O Brasil acelerou na volta à quadra. Ao ignorar o cansaço pela parcial anterior, logo abriu vantagem contra os franceses. No golpe cruzado de Lucarelli, marcou 14/9 na conta. Lucão, pouco depois, fez a a vantagem subir para 17/10. Se o segundo set parecera interminável, o terceiro foi curto e rápido. Com tranquilidade, a seleção garantiu o triunfo em 25/17.

4° set - França se impõe, vence set e garante vaga nas quartas

A seleção tentou manter o ritmo para fechar logo a partida. Do outro lado, porém, a França ainda precisava de um set para garantir o lugar nas quartas sem depender dos outros resultados. O Brasil abriu vantagem, mas a França foi buscar. No bloqueio sobre Leal, deixou tudo igual, em 10/10. Os dois times brigavam muito - Lucão, inclusive, salvou uma bola incrível com o pé.

A França, porém, conseguiu abrir vantagem. Ao marcar 17/15, viu Renan Dal Zotto pedir tempo. Pouco adiantou. Foi a vez de a França acelerar. O time europeu, que defendia absolutamente tudo, abriu 23/19 pelas mãos de Ngapeth. Renan parou a partida mais uma vez e mandou Cachopa e Alan à quadra. Logo depois, Isac também entrou na vaga de Maurício Souza. Ainda assim, em uma largadinha de Patry, viu os rivais fecharem em 25/21.

5° set - Brasil se impõe e fecha a conta

Com a vaga garantida, a França pareceu relaxar. E abriu espaço para que o Brasil disparasse no tie-break. Mais firme no ataque, a seleção conseguiu voltar a dominar os rivais e abriu 8/4. Mas os franceses voltaram à briga e deixaram tudo igual em 12/12. A partir daí, foi no detalhe. O Brasil salvou três match points e conseguiu a virada no fim: 20/18, em um jogaço em Tóquio.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet