Cuiabá, sábado, 04/05/2024
08:38:27
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

05/08/2021 às 09:12

Ministro retorna a MT dia 21 de agosto em evento em prol da Ferrogrão

Além de mostrar a necessidade da ferrovia para escoamento da produção pelo Arco Norte, Sinop quer Porto Seco

Débora Siqueira

Ministro retorna a MT dia 21 de agosto em evento em prol da Ferrogrão

Foto: ANTT

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, confirmou a vinda a Mato Grosso no dia 21 de agosto, em pouco menos de um mês que veio a Cuiabá para dar ordem de início de serviço para a elaboração de projetos e execução da obra de construção do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande, conhecido como Rodoanel, no dia 17 de julho.
 
Desta vez, a vinda é para um evento em prol da Ferrogrão, cujo projeto é ligar Sinop ao distrito de Miritituba (PA), no rio Tapajós, escoando a produção das commodities pelos portos do Arco Norte. A estimativa é que 1.142 km de estrada férrea devem consumir cerca de R$ 12 bilhões e financiado pelo Programa de Parceria de Investimentos (PPI).
 
O evento pela construção da Ferrogrão deve ser realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira e está sendo articulado pelo prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos), com apoio da União das Entidades de Sinop (Unesin) e da Câmara Municipal de Vereadores.
 
Além de mostrar a força do setor na cidade e região, e a importância do transporte ferroviário para o setor produtivo, barateando o frete, já que a maior parte da produção é escoada por portos do Sul e do Sudeste, será apresentado ao ministro o projeto de Porto Seco em Sinop.
 
A Ferrogrão é um projeto discutido há pouco mais de quatro anos e aguardado pelo setor do agronegócio. “Será um marco ferroviário para o Brasil, uma das principais obras do Brasil e de Mato Grosso e um exemplo de transporte agrícola e esta será a maior região produtora de alimentos do mundo”, destacou o produtor rural Emerson Antoniolli.  
 
O prefeito Roberto Dorner vai convidar o governador Mauro Mendes, deputados federais e estaduais de Mato Grosso, senadores e cerca de 50 prefeitos da região norte do estado e sul do Pará para estarem no encontro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet