Cuiabá, sábado, 18/05/2024
23:05:42
informe o texto

Notícias / Política

23/08/2021 às 19:42

Mendes defende harmonia entre Poderes após reunião com governadores

O grupo de governadores vão tentar uma reunião com os chefes dos poderes e o presidente Jair Bolsonaro na tentativa de uma conciliação

Alline Marques

Mendes defende harmonia entre Poderes após reunião com governadores

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

A crise entre os Poderes foi um dos principais assuntos debatidos durante o encontro de governadores nesta segunda-feira (23). Na tentativa de buscar uma conciliação, tentar trazer estabilidade, principalmente, econômica, os chefes de Estado resolveram solicitar uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para tratar do atual cenário. O convite será ampliado também aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), e ao presidente do STF, Luiz Fux. 

O governador Mauro Mendes (DEM) participou da reunião e defendeu o encontro, para que todos os Poderes possam trabalhar juntos e trazer resultados nas pautas de interesse da população. Os governadores pretendem agir como mediadores para tentar reverter o clima de instabilidade das últimas semanas. 

A instabilidade política acaba afetando a economia com alta do dólar, aumento dos preços, que afetam diretamente as pessoas no dia a dia, por isso, o interesse dos chefes de Estado em tentar acalmar os ânimos e evitar uma ruptura institucional. 

Os governadores de oposição até ensaiaram elaborar um manifesto de repúdio às declarações do presidente, mas sem consenso, acabaram optando por tentar agir como conciliadores. A crise se acentuou na semana passada após o presidente protocolar, no Senado, o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. 

Em visita a Cuiabá, Bolsonaro chegou a abaixar o tom das críticas e disse que não ataca as instituições, mas faz críticas pontuais aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, os apoiadores vêm inflamando a população com discurso em prol do fechamento do Congresso e do STF. Fato que gerou uma operação na sexta (20), que teve como alvo o cantor Sérgio Reis, o deputado federal Otani de Paula, e o produtor rural de Mato Grosso, Antonio Galvan, atual presidente da Aprosoja Brasil. 


Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet