Cuiabá, sexta-feira, 24/05/2024
02:08:38
informe o texto

Notícias / Geral

02/09/2021 às 07:30

Campanha arrecada mais de 22 mil absorventes para reeducandas

O projeto surgiu com o apelo das reclusas, diante da falta do item básico, que é essencial para quem menstrua

Leiagora

Campanha arrecada mais de 22 mil absorventes para reeducandas

Foto: OAB-MT

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) recebeu na terça-feira (31), 30 reeducandas do Projeto Extramuros, para o evento de encerramento da campanha de arrecadação de absorventes. 
 
A OAB-MT aderiu à campanha “Cuiabá por Elas”, promovida pela Prefeitura Municipal, e arrecadou recursos utilizados na compra de 46 caixas de absorventes, ultrapassando as 22 mil unidades. 
A campanha atende à população da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May.
 
A arrecadação surgiu com o apelo das reclusas, diante da falta de absorventes, um item básico e tão necessário para quem menstrua. Sendo assim, estavam usando retalhos de tecido, gaze ou outros materiais inadequados.
 
Questão de Saúde Pública e dignidade
 
A vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, agradeceu às mulheres das comissões que abraçaram a causa. "O mínimo que temos que garantir é essa saúde pública. Nossa Constituição Federal diz que dar dignidade à pessoa é garantir a todo cidadão o mínimo, as necessidades básicas”.
 
Gisela lamentou que, no sistema prisional, as mulheres sofram mais do que os homens o abandono familiar e acabam ficando até sem itens básicos de higiene, tais como absorventes. Neste contexto é que, segundo ela, uma campanha como esta torna-se essencial.
 
A vice-presidente da Comissão do Direito da Mulher, Gabriela de Souza Correia, reforçou a importância dessa campanha, que teve início no ano de 2019, e possui como um dos principais objetivos buscar a empatia das pessoas que contribuem, sem julgamentos. “Levem às  demais reeducandas essa acolhida em forma de campanha, esta é uma forma de reconhecimento da nossa empatia".
 
Sueli Graminho lembrou que esta problemática – da falta de absorventes nas unidades prisionais – é nacional e autoridades públicas, segundo ela, precisam assumir o seu papel e apresentar soluções efetivas. Ela se diz satisfeita com a abrangência da campanha, tanto na capital, quanto no interior, e espera que tenha sensibilizado também homens.

“A campanha buscou sensibilizá-los, pois convivem com mulheres e sabem das dificuldades enfrentadas mensalmente, trata-se de uma causa nobre, que merece a atenção e empatia de todos. Não nos cabe julgar, mas sim contribuir para que essas mulheres possam enfrentar o encarceramento com o mínimo de dignidade que lhes é de direito, pois para quem não tem nada, o pouco pode ser tudo!”
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
Com informações da OAB-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet