Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:24:29
informe o texto

Notícias / Geral

03/09/2021 às 11:03

MT não tem previsão de aplicar 3ª dose e vacina de adolescentes

Secretário Gilberto diz que o Ministério da Saúde ainda não enviou terceira dose a nenhum estado

Débora Siqueira

MT não tem previsão de aplicar 3ª dose e vacina de adolescentes

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse em entrevista que ainda não há uma previsão do Ministério da Saúde de encaminhar vacinas para aplicação da 3ª dose nas pessoas acima de 70 anos e nos imunossuprimidos, ou seja, aqueles com doenças que baixam a imunidade como câncer, Aids e transplantados, por exemplo.
 
“Ainda não houve encaminhamento a nenhum estado para essa operação da aplicação da terceira dose, também não chegou nenhuma dose para começar a imunização das pessoas de 12 a 17 anos”, explicou o secretário.
 
Ele disse que os municípios já têm o recorte das pessoas acima dos 70 anos, que é o público prioritário para o início da terceira dose da vacina contra a covid-19. No lote de 9,3 milhões de doses enviadas pelo Ministério da Saúde a todo país, que iniciou no domingo (29) até hoje contemplam o esquema de vacinação de primeira dose e também garantem o ciclo vacinal com a segunda dose, conforme a necessidade de cada um.

Portanto, alguns estados receberão mais doses do Butantan para aplicação da dose 1 e outros serão contemplados com mais lotes da Astrazeneca e Pfizer para dose 2.
 
A expectativa era de que a terceira dose comece a ser aplicada na segunda quinzena de setembro, conforme o planejamento anunciado pelo Ministério da Saúde, porém, até o momento não houve nenhuma orientação do governo Federal. Outra medida que deve ser colocada em prática, conforme o plenajamento da União, é de reduzir o intervalo entre as doses da Pfizer e Astrazeneca de 12 para 8 semanas.
 
Em relação aos adolescentes, o Ministério da Saúde informou que as doses serão enviadas após a conclusão da vacinação de primeira dose do público adulto. Em Mato Grosso, Várzea Grande é uma das cidades que aguarda a liberação dessas doses para iniciar a aplicação no público de 12 a 17 anos. O município, inclusive, já abriu o pré-cadastro para os jovens. 

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet