Cuiabá, sábado, 27/04/2024
16:43:23
informe o texto

Notícias / Geral

07/09/2021 às 07:30

Com 62,4% da população vacinada, município revela segredo de bom desempenho

Santo Afonso tem o melhor desempenho de cobertura vacinal de Mato Grosso

Débora Siqueira

O município de Santo Afonso (258 km ao Médio Norte) tem a melhor cobertura vacinal de Mato Grosso com 62,48% da população adulta vacinada com a 1ª e 2ª dose da vacina contra a covid-19. Há algumas semanas, o município está entre os três primeiros no desempenho da imunização contra o coronavírus. Os dados são do Painel de Distribuição de Vacina da Secretaria Estadual de Saúde.
 
A cobertura vacinal do município está acima da média de Mato Grosso, que tem 24% da população totalmente imunizada com as duas doses. No país, 31,45% estão completamente imunizados contra a doença pandêmica.
 
O segredo para a secretária municipal de Saúde de Santo Afonso, Elizângela Moura dos Santos, é a busca ativa pelo público-alvo. “A gente não espera que a pessoa vá até a UBS (Unidade Básica de Saúde), nós é que fomos até aos assentamentos, fomos à procura dos pacientes. A equipe colocou a vacina no carro e foi atrás. Nós já estamos finalizando a vacinação da pessoas acima de 18 anos e aguardamos a decisão da CIB (Comitê Intergestor Bipartite) para vacinar o público de 12 a 17 anos”.
 
Se antevendo à autorização para vacinar esse público, a secretária de saúde já conversou com os diretores das escolas pública para vacinar o público adolescente na escola, sem esperar que os jovens busquem o posto de saúde.
 
Como apenas a Pfizer tem estudos para vacinar os adolescentes, o município dependerá de receber remessa da vacina, que tem condições especiais de armazenamento, e vacinar os jovens no tempo mais rápido possível.
 
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, diz que a estratégia adotada por cada município faz a diferença para que uns tenham melhor desempenho do que os demais. Contudo há outros fatores a serem ponderados: onde há mais idosos a cobertura é maior; municípios que não alimentam o sistema; casos de pessoas que se negam a vacinar e há população vivendo em áreas remotas.  
 
“Os 141 municípios receberam as doses muitos sinalizam que estão concluindo a tarefa de vacinar os acima de 18 anos, em outros ainda existem cidadãos que não tomaram e precisam ser encontrados, é preciso fazer busca ativa com as equipes da saúde da família. A melhor vacina é que está no braço”, destacou.
 
Ele diz ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) é a maior rede de sala de vacina e é necessário capilarizar mais a ação e levar pontos de vacinação nos bairros, mais próximos das pessoas.
 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet