Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
18:41:15
informe o texto

Notícias / Política

01/10/2021 às 07:46

Wellington diz que federações devem ser a salvação dos partidos nanicos

O parlamentar disse que defendia o retorno das coligações, devido à dificuldade dos partidos menores em formar chapa para proporcionais

Da Redação - Alline Marques / Reportagem Local - Angélica Callejas

Wellington diz que federações devem ser a salvação dos partidos nanicos

Foto: Angélica Callejas / Leiagora

O senador Wellington Fagundes (PL) acredita que as federações partidárias poderão ser a solução para a sobrevivência dos partidos nanicos. Isso, porque com o fim das coligações, as legendas terão dificuldades em formar chapas para as eleições proporcionais. 

“A federação tem que ser nacional, então é um projeto que interessa aos pequenos partidos, para que eles possam se juntar, por quatro anos. Eu defendia o retorno das coligações, porque neste país de pluripartidarismo tão grande é difícil formar chapa, mas a regra é que não tenha coligação, vai diminuir o número de partidos e a salvação destes pequenos partidos é a formação da federação partidária”, analisou o parlamentar.

As federações tinham sido vetadas pelo presidente Jair Bolsonaro na reforma eleitoral, mas o Congresso derrubou o veto e acabou aprovando a existência desse modelo de alianças entre os partidos. Nas próximas eleições, em outubro de 2022, as federações já vão valer para as disputas de deputado estadual, distrital (do DF) e deputado federal. 

Federações devem ter abrangência nacional, o que também as diferenciam do regime de coligações, que têm alcance estadual e podem variar de um estado para outro. Elas têm natureza permanente — são formadas por partidos que têm afinidade programática e duram pelo menos os quatro anos do mandato. Se algum partido deixar a federação antes desse prazo, sofre punições, tais como a proibição de utilização dos recursos do Fundo Partidário pelo período remanescente.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet