Cuiabá, domingo, 05/05/2024
17:52:38
informe o texto

Notícias / Judiciário

15/10/2021 às 18:15

Juiz determina que Serviço Psicossocial de Cuiabá localize familiares de jornalista

Objetivo é incentivar que eles a convençam a aceitar tratamento ambulatorial

Eduarda Fernandes

Juiz determina que Serviço Psicossocial de Cuiabá localize familiares de jornalista

Foto: Arquivo Pessoal

Em nova decisão proferida nesta sexta-feira (15), o juiz João Bosco Soares da Silva, da 10º Vara Criminal de Cuiabá, determinou que o Serviço Psicossocial de Cuiabá tente localizar os familiares da jornalista Nildes de Souza, 37 anos, no intuito de chegar até e ela e convencê-la a aceitar tratamento ambulatorial.

“[...] entendo que, diante da urgência que se apresenta neste caso, em que a averiguada [Nildes] está inequivocamente exposta a situação de intensa exposição e risco social, compete a este Magistrado adotar, de imediato, medidas destinadas a, dentro de todo o possível, prevenir e mitigar tais riscos, que chegam a comprometer a integridade física e psicológica desta cidadã brasileira”, expôs na decisão.

Leia também - Juiz pede para MP se manifestar sobre situação de jornalista

O juiz pondera que é inviável e absolutamente ilegal adotar qualquer medida restritiva de liberdade, visto que os delitos e apuração são de pequena nocividade social e, ainda que ela seja condenada, receberá no máximo a imposição de detenção, cujo regime inicial de cumprimento não implica prisão.

“Em outras palavras, a medida de prisão está descartada, neste caso, a não ser que outros crimes – e mais graves – sejam cometidos pela senhora Nildes de Souza.”

A imposição de tratamento psicológico compulsório também foi considerada inviável pelo magistrado, pois a lei assim não autoriza e sequer há estrutura adequada para tanto.

João Bosco relata que manteve contato telefônico com a equipe de assistência psicossocial da Comarca de Cuiabá e a encarregou de localizar, o mais rapidamente possível, familiares da jornalista, para que possam acolhê-la, ampará-la e convencê-la ao tratamento ambulatorial, e também convencê-la a cessar a intensa exposição em que se encontra.

O magistrado também levou em conta que um novo final de semana se aproxima, “com dias tradicionalmente dedicados ao lazer e à reunião de pessoas em bares e festividades, em que via de regra há consumo de bebidas alcoólicas”.

A decisão também determina ao serviço psicossocial de Cuiabá apresente, no prazo de 48h, relatório detalhado sobre o caso, indicando os familiares, vizinhos e amigos da jornalista que já conseguiu contactar, assim como os respectivos endereços e números de telefone.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet