Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
01:58:35
informe o texto

Notícias / Judiciário

20/10/2021 às 07:11

STF julga recurso de liderança do Comando Vermelho

Janderson é um dos presos da “Operação Red Money” e está preso na PCE desde agosto de 2018

Débora Siqueira

STF julga recurso de liderança do Comando Vermelho

Foto: Reprodução

O pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar novo recurso ingressado pela defesa de um dos líderes do Comando Vermelho em Mato Grosso, Janderson dos Santos Lopes (Cowboy). Ele foi condenado a 21 anos de reclusão em regime fechado.

Em agosto, o ministro Dias Toffoli negou seguimento ao Habeas Corpus da defesa que alegava que o réu sofreu constrangimento ilegal. O julgamento virtual dos embargos ao HC deve ocorrer de 29 de outubro a 9 de novembro.
 
Janderson é um dos presos da “Operação Red Money” que cumpriu 94 mandados de prisão preventiva contra membros de uma facção criminosa em agosto de 2018, cujas lideranças, inclusive Janderson, estão presas na Penitenciária Central do Estado (PCE).
 
A investigação da Polícia Civil iniciou em 2017 e atacou o patrimônio e descapitalizou a facção criminosa.
 
O Comando Vermelho tinha organizado um sistema de arrecadação financeira próprio, utilizando empresas de fachadas, contas bancárias de terceiros, parentes de presos, entre outros. Foram identificadas três fontes principais de recursos: mensalidade paga pelos faccionados, cadastramento e mensalidades pagas por traficantes ou por cada ponto de venda de droga, conhecidas por “biqueiras” e a cobrança de “taxa de segurança” de comércios (extorsão de comerciantes).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet