Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
03:28:08
informe o texto

Notícias / Política

07/11/2021 às 11:30

Uso de máscaras deve persistir como medida de segurança até março, avalia deputado

Com aumento de fluxo de pessoas viajando nas festas de ano e carnaval, acessório é indispensável

Da Redação - Débora Siqueira / Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Uso de máscaras deve persistir como medida de segurança até março, avalia deputado

Foto: JL Siqueira/ALMT

Médico sanitarista, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) avalia com receio o abandono do uso de máscaras antes das festas de fim de ano. Com a chegada do Natal, Ano Novo e o Carnaval, haverá uma circulação maior de pessoas e muitas pessoas viajando pelo país quase dois anos de restrições.
 
“Ainda está cedo. A última medida a ser flexibilizada é o uso de máscara. Com o aumento da circulação de pessoas por conta do Natal, Ano Novo, Carnaval, é essencial. Nesse período o uso de máscaras deve ser mantido junto ao processo de vacinação ampliado. Talvez em março possamos aposentar máscaras em espaços públicos”, opinou o parlamentar.
 
Conforme Lúdio, até o fim de novembro 70% da população de Mato Grosso deve ser imunizada com as duas doses e apesar da redução dos casos de morte por covid-19, média de três casos diários, ainda não é ideal.
 
“Quando passar 14 dias sem óbito dá para respirar com mais tranqüilidade, embora o vírus circule. A quantidade de casos diários esta similar a setembro do ano passado, mas as formas mais graves reduziram graças à vacinação”.
 
 Ludio reconhece que houve cansaço natural da população com as restrições e a flexibilização também contribuiu para isso, embora a pandemia não esteja vencida, ainda há risco pequeno de novas variantes.  
 
Também questionado sobre o fim do uso de máscaras, o deputado Wilson Santos (PSDB) comentou que é a pandemia que vai decidir qual o momento de aposentar as máscaras.
 
“Quem manda é o Dr. Rua, como dizia Dr Ulisses Guimarães. É a pandemia que vai decidir. Se ela recrudescer, aumenta a liberdade do povo, voltou a agravar, fechas as torneiras. Muitas pessoas continuarão a usar por questão de consciência. Espero que as autoridades continuem vigilantes”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Edvaldo 07/11/2021 às 00:00

    Aproveitando o espaço, O macramê é uma técnica de costura muito antiga sem usar nenhuma ferramenta, apenas as próprias mãos. Conquiste sua independência financeira por aprender esta técnica em um curso que cabe no seu bolso! Acesse https://bit.ly/TecnicaMilenarMacrame

 
Sitevip Internet