Cuiabá, sábado, 18/05/2024
20:02:34
informe o texto

Notícias / Política

09/11/2021 às 20:00

Vereador chama representantes do movimento negro de oportunistas que vivem de 'mi, mi, mi'

O parlamentar não só protagonizou a cena nos bastidores, como também usou a sessão para alegar que quem usa a cor para se aproveita é que é racista, chamando ainda quem defende cota de "burro"

Angélica Callejas

Vereador chama representantes do movimento negro de oportunistas que vivem de 'mi, mi, mi'

Foto: Câmara dos Vereadores de Sinop

Ás véspera do Dia da Consciência Negra, o presidente da Câmara de Vereadores de Sinop, Elbio Volksweis (Patriota), demonstrou que o assunto ainda precisa ser realmente muito debatido, dando um show de preconceito com representantes do movimento negro, que foram até o parlamentar em busca de espaço na casa para falar da data. 

No entanto, foram surpreendidas pela negativa do parlamentar em protocolar, na semana passada, um convite da programação de novembro dos eventos alusivos ao Dia da Consciência Negra no município. Em uma nota de repúdio emitida pelo movimento, relata que o parlamentar teria, inclusive, se exaltado e chamado as mulheres de oportunistas as mulheres e pessoas que vivem de "mi, mi, mis". 

“Nós, representantes assíduas da comunidade negra, reportamos aos senhores e senhoras, indignadas e tristes, pois protagonizamos uma cena deplorável, nunca imaginada, cenário esdrúxulo de relatos de irmãos de cor, que já sofreram na pele, e agora sentimos da forma mais constragedora e cruel impotência diante de tanto preconceito e discriminação nas palavras desse nobre vereador, que se diz representante do povo, enquanto em alto e bom som, ecoava pelos corredores da casa do povo, que somos oportunistas e vivemos de "mi, mi, mis”, diz trecho da nota. 

A acusação parte da presidente do União dos Negros e Afros de Sinop (Unafros) e representante do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune), Zeneide Pereira da Silva, assim como da presidente do Conselho de Igualdade Racial, Márcia Ana Nascimento, através de uma carta de repúdio.

"Nós, representantes assíduas da comunidade negra, reportamos aos senhores e senhoras, indignadas e tristes, pois protagonizamos uma cena deplorável, nunca imaginada [...] sentimos da forma mais constrangedora e cruel, impotência diante de tanto preconceito e discriminação nas palavras desse nobre vereador, que se diz representante do povo, enquanto em alto e bom som ecoava pelos corredores da casa do povo que somos oportunistas e vivemos de "mi, mi, mis", relata um trecho da carta.

Zeneide e Márcia afirmam que toda cena ocorrida no dia 4 de novembro, foi testemunhada por funcionários da Casa e que em certo momento, o vereador Elbio Volksweis disse que negros que defendem cotas raciais, as quais ele é totalmente contra, se declaram como burros e racistas.

O parlamentar teria dito também não ser favorável e que não aprovará qualquer encaminhamento de propostas de projetos de lei sobre direitos e promoção de igualdade racial que ocorram dentro da Câmara dos Vereadores de Sinop, informa o texto.

"Destacamos que, com essa fala, ele desconsidera a grande população negra existente no nosso município, que segundo o último censo passa de 51% [...] diante da utilização do cargo e poder hierárquico para interferir no bom andamento dos projetos sociais de relevância para esta comunidade no nosso município".

No dia 5 deste mês, dia seguinte ao relato do ocorrido no gabinete de Elbio, o patriota, durante sessão na Câmara, falou sobre o convite e a presença das representantes em sua sala funcional.

"Eu acho que ninguém pode se vitimizar pela cor da sua pele. A cor da pele não dá dignidade a ninguém. Não importa se é branco, preto, amarelo ou índio. Não vamos usar a cor da nossa pele e se aproveitar disso. Isso é racismo", disse o parlamentar.

Ele continua dizendo que não concorda com as cotas raciais. "Não me venha falar que sou racista porque não apoio isso” e finaliza dizendo também ser contra as cotas para mulheres na política, pois segundo ele, a pessoa deve ser eleita pela sua capacidade e não por ter um espaço reservado ao seu gênero. 

Veja o vídeo abaixo:


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet