Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
20:31:00
informe o texto

Notícias / Geral

02/12/2021 às 09:07

PS de Várzea Grande é credenciado para fazer Residência Médica

Em apenas 5% cidades do Brasil há ofertas de vagas para médicos residentes, que após este período se tornam especialistas

Eduarda Fernandes

PS de Várzea Grande é credenciado para fazer Residência Médica

Foto: Prefeitura de Várzea Grande

Após confirmação do Ministério da Educação, o Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG) entra para o rol de instituições que realizarão residência médica. Essa é uma das fases mais importantes para o profissional da saúde, pois é durante esta etapa que acontecem as principais vivências na área em que o médico irá se especializar.

Na Residência, o médico destina 60 horas semanais à aprendizagem em serviço, totalizando, ao final de cada ano, 2.880 horas de formação. Essa carga horária prioriza a prática profissional, sendo de 288 a 576 horas dedicadas às atividades teóricas e o restante é destinado às atividades práticas.

“Essa é uma grande notícia e demonstra que estamos no caminho certo, que continuamos um trabalho realizado desde 2015 e continuado por nós e que vem representando melhorias em uma das áreas mais essenciais de todas, a saúde pública, da qual milhões de pessoas no Brasil dependem”, disse o prefeito Kalil Baracat (MDB).

De acordo com dados divulgados na Demografia Médica no Brasil, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), no país, cerca de 40% das vagas de residência médica não são ocupadas.

“Atualmente, no Brasil, são apenas 809 instituições credenciadas pelo Ministério da Educação para ofertar vagas de Residência Médica. Apenas 5% ou 253 das cidades ofertam vagas e Várzea Grande passou a fazer parte deste seleto grupo”, comemorou Kalil.

“É simplesmente uma decisão fantástica”, elogiou o Dr. Glen Arruda, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HPSMVG.

“O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande foi credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação para dois programas de residência médica: clínica médica e cirurgia geral. A visita técnica contou com a participação das Doutoras Magali Sanches e Heloise Siqueira, que visitaram in loco o HPSMVG em outubro passado”, contou Glen Arruda.

Glen Arruda frisou este é só o começo de um projeto bem maior que visa transformar o HPSMVG em uma instituição do tipo Hospital Ensino e se tornar referência na especialização de médicos. “Temos ainda outros passos a serem dados e o que é melhor, quanto mais avançarmos, melhores serão as possibilidades de ampliar atendimento e receber mais recursos, só que de outros Ministérios, além da Saúde, também da Educação e futuramente da pasta de Ciência e Tecnologia pois também transformaremos a unidade em um centro de pesquisas”, disse.

Segundo o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, o credenciamento de Residência Médica é feito por etapas e, neste primeiro momento, é provisório. “Mas é necessário lembrar que fomos visitados por técnicos dos Ministérios da Educação e da Saúde que avaliam as condições da unidade hospitalar, a possibilidade de realizar um trabalho desta envergadura que é a Residência Médica que no Brasil representam mais de 55% dos atendimentos realizados em grandes unidades hospitalares”, frisou.
 
Com informações da Prefeitura de VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet