Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
19:32:53
informe o texto

Notícias / Política

07/12/2021 às 19:21

Prefeito busca criar comitê suprapartidário em MT e apoiar eleição de Lula

Prevendo vitória de Lula em 2022, Zé do Pátio teme isolamento de Mato Grosso sem grande movimento em prol do petista

Da Redação - Débora Siqueira / Reportagem Local - Angélica Callejas

Prefeito busca criar comitê suprapartidário em MT e apoiar eleição de Lula

Foto: Angélica Callejas

Temendo isolamento de Mato Grosso com uma possível vitória do ex-presidente Lula (PT) nas eleições de 2022, o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (Solidariedade) busca a formação de um comitê suprapartidário em favor da candidatura do petista. O curioso é durante a coletiva convocada por Pátio na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), nenhum representante do PT ou mesmo do Solidariedade estiveram ao lado dele durante o lançamento da proposta.
 
“Quero dizer que o deputado Lúdio e o deputado Barranco estiveram em Rondonópolis hipotecando apoio. Essa visão é realmente pluripartidária e não resta duvida que temos o PT de Mato Grosso nesse projeto”.
 
Em relação ao Solidariedade, ele foi tirado do comando do partido que agora está com o deputado federal Dr Leonardo. Mas antes de seguir a sigla que é bem próxima de Jair Bolsonaro (PL), Pátio diz que prefere seguir a decisão da base dele em Rondonópolis em apoiar o ex-presidente Lula ao terceiro mandato.
 
Para o prefeito, Lula terá o desafio de unir o país e por isso ele tem buscado agregar todas as forças políticas do agronegócio, políticos que possam contribuir na unificação do país, cuja segregação só agrava ainda mais a crise econômica e política.
 
“Não tenho mínimo de receio de buscar diálogo com o governador Mauro Mendes, tenho receio do governador entrar num isolamento nesse contexto todo. É momento de reflexão, de olhar para o Estado e não podemos errar no atacado agora. Lula ganhou todas as eleições e Dilma ganhou todas as eleições sem o voto de Mato Grosso e isso não pode acontecer mais”.
 
Pátio diz acreditar que os grandes barões do agronegócio que já apoiaram o presidente Lula nos dois primeiros mandatos dele, devem apoia-lo novamente, como ex-governador e ex-senador Blairo Maggi.
 
“Ele como empresário da área da soja ganhou muito mais no governo do Lula do que agora. A partir do momento que você critica o governo chinês, critica os países asiáticos você fecha essa relação diplomática. O presidente da China tem uma afinidade pessoal com Lula. O país de quem mais importamos, a Rússia, o Putin tem boa afinidade com Lula. O setor do agronegócio os de cima, vão todos apoiar o Lula, talvez os intermediários vão apoiar o Bolsonaro, mas os grandes não porque sabem que foi o Lula que abriu o mercado”.
 
Candidatura própria
 
Sobre uma possível candidatura, Zé do Pátio descarta que está preocupado com isso, alegou não ter essa vaidade e está desprendido. Ele não teme disputa, lembrou que já ganhou várias eleições em Rondonópolis contra todo o agronegócio de Rondonópolis.
 
“Meu projeto é o fortalecimento da campanha do Lula. Você não constrói uma candidatura sozinho, estou conversando com forças progressistas do estado e as forças de centro, mas muita gente tem pedido tempo para se posicionar. Candidatura a gente constrói, estou com desprendimento de construir esse projeto”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet