Cuiabá, sexta-feira, 31/05/2024
20:35:19
informe o texto

Notícias / Política

21/12/2021 às 18:18

Passe livre para atletas e paratletas é aprovado em Cuiabá

A proposta é de autoria da vereadora Michelly Alencar e agora segue para a sanção do prefeito

Alline Marques

Passe livre para atletas e paratletas é aprovado em Cuiabá

Foto: Davi Valle

O passe livre para atletas e paratletas de todas as modalidades foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Cuiabá durante sessão nesta terça-feira (21). A proposta de autoria da vereadora Michelly Alencar (DEM) foi votada em urgência/urgentíssima e contou com o apoio dos demais parlamentares, que elogiaram a proposta. 

Para assegurar a constitucionalidade da proposta, Michelly apresentou uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) como forma de garantir a compatibilidade da lei que cria o Passe Livre no rol de despesas do município. Com a previsão orçamentária para a matéria, a vereadora garantiu o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, o que facilitou a aprovação. 

A galeria da Câmara de Cuiabá estava lotada com atletas que buscavam garantir a proposta e aplaudiram os vereadores após garantirem a conquista. Agora, eles devem buscar respaldo junto ao Executivo para garantir que o projeto se torne lei e seja sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). 

De acordo com a proposta, os beneficiários devem estar registrados em uma Federação ou Associação localizada a mais de dois mil metros da residência do atleta. Todos precisarão apresentar documento de frequência nos treinos trimestralmente, podendo ser assinado pelo treinador, sensei, mestre e/ou professor responsável pelo treinamento do atleta.

Para a vereadora, o esporte é uma ferramenta de transformação social e o Poder Público tem o dever de apoiar o setor e dar condições de que jovens e crianças participem de projetos esportivos. Segundo ela, o custo com vale-transporte pode ter um peso relevante na decisão de o atleta continuar com suas práticas esportivas.

“É notório a importância do esporte como fator de inclusão social. O Passe Livre vai possibilitar que atletas e paratletas que têm dificuldades financeiras possam permanecer em seus projetos esportivos. Como repórter de esportes eu contei muitas histórias e vi a dificuldade de jovens e crianças. Quantos atletas deixam de comprar o pão para pagar o ônibus? Quantos não desistem de uma carreira brilhante por falta de apoio?”, questionou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet