Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
13:24:12
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

25/12/2021 às 14:01

Em um ano de retomada, 2021 projeta um aumento nas vendas de 15%

Somente para dezembro a expectativa é de que se tenha um crescimento de 20% nas vendas

Priscila Mendes

Em um ano de retomada, 2021 projeta um aumento nas vendas de 15%

Fluxo no Shopping Goiabeiras

Foto: Assessoria

Para o comércio mato-grossense, 2021 está sendo mais que um ano de recuperação econômica, está se consolidando em um ano de esperança e confiança. Segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), José Wenceslau de Souza Júnior, a projeção é de que o mês de dezembro de 2021 apresente uma alta nas vendas em torno de 20% em comparação ao mesmo mês do ano anterior e que o acumulado do ano chegue a 15% de vendas a mais que em 2020.

O balanço final só será apresentado no início de 2022, mas as perspectivas se baseiam nos levantamentos do primeiro semestre de 2021, na pesquisa divulgada pela Fecomércio, que aponta um interesse 68% da população de Mato Grosso de presentear neste Natal, no aumento da arrecadação de impostos no Estado e, claro, na percepção. “Você vai ao restaurante, todas as mesas estão ocupadas, você vai ao shopping e encontra dificuldade de estacionamento”, comenta José Wenceslau ao Leiagora.

Além disso, mesmo em meio a uma crise econômica, os consumidores estão dispostos a gastar. “O ticket médio de compra é 20% superior em relação ao ano passado”, registra o presidente da Fecomércio, explicando que isso está acontecendo, porque houve um mercado reprimido, já que em 2020 a população focou em produtos essenciais. “As pessoas estão precisando comprar”.

E todo esse fluxo superior de vendas é devido ao aumento de confiança no mercado. Segundo Fabio Granja Júnior, superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), foram criados 70 mil novos postos de trabalho. “Esse fator demonstra que tanto a confiança do empresário quanto a do consumidor foram fortalecidas. Com isso, melhora o consumo e, consequentemente, para atender a demanda, são geradas as oportunidades de trabalho”, contextualiza, em entrevista ao Leiagora.

Ainda conforme o superintendente da CDL Cuiabá, em todas as datas comemorativas de 2021 houve um incremento de vendas em relação a 2020, comércio que pode ser comparado ao ano de 2019, portanto, antes da pandemia. “Em alguns períodos, até superamos, como foi o caso do Dia das Mães, em 4%, Semana Brasil, em 8% e temos a perspectiva que ocorrerá o mesmo no Natal”.

"O primeiro semestre de 2021 já mostrou uma recuperação econômica fantástica. E neste final de semestre de 2021, nós estamos fechando dezembro com superávit de vendas, em que os setores mais prejudicados pela pandemia, que é o de hotéis, bares e restaurantes, e o de eventos estão voltando aos poucos", avalia o presidente da Fecomércio.

José Wenceslau aponta, ainda, a importância da retomada do comércio no Estado. “O comércio é o maior fomentador de emprego de Mato Grosso”, pontua, informando que 56% dos empregos e 66% dos impostos arrecadados vêm do segmento, mesmo no Estado que se destaca pelo agronegócio.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet