Cuiabá, quinta-feira, 23/05/2024
03:36:19
informe o texto

Notícias / Geral

10/01/2022 às 10:57

Plano Diretor de Arborização mapeará condições fitossanitárias das áreas verdes de Cuiabá

Serão ministradas palestras à população para informar sobre os cuidados com arborização urbana e ressaltar a importância da preservação das áreas verdes, parques e jardins

Leiagora

Plano Diretor de Arborização mapeará condições fitossanitárias das áreas verdes de Cuiabá

Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável (Smades) está realizando um estudo com o objetivo de detectar as reais condições das árvores em áreas verdes, praças, ruas e avenidas existentes no município. Trata-se do Plano Diretor Municipal de Arborização.

Segundo o biólogo Tony Schuring, diretor de projetos públicos e parcelamento do solo, as pesquisas já estão em andamento. Após a conclusão, palestras orientativas serão ministradas à população, com a finalidade de informar sobre os cuidados com arborização urbana e ressaltar a importância da preservação das áreas verdes, parques e jardins, buscando valorizar a importância destes locais para o lazer, contemplação e redução da sensação térmica.

"Já foi feita a licitação e teremos uma equipe multidisciplinar que colocará em prática o plano diretor de arborização. Vamos fazer toda catalogação das árvores do centro sul e norte e principais avenidas, verificando se as árvores estão plantadas de acordo com as nossas normatizações, pois muitas estão plantadas sob a fiação elétrica. Daqui para frente vamos  evitar isso. Haverá também uma catalogação das árvores mortas e estas serão retiradas e substituídas. Vamos comunicar a população sobre os novos plantios, cooptando os munícipes a participar desta revitalização arbórea em Cuiabá”, explicou Tony. 

Outra iniciativa que o biólogo destaca e faz parte do projeto, é a presença das equipes multidisciplinares nos principais bairros da capital, identificando as vias que necessitam receber os serviços de arborização. 
"Vamos escolher a maneira adequada para plantar essas árvores, não sendo embaixo de fiações ou calçadas, tomando o cuidado com as redes de água e esgoto. Aqueles que aceitarem o plantio das mudas serão  responsáveis por elas e seus cuidados", pontuou Schuring. 

 
Da Assessoria
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet