Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
17:35:33
informe o texto

Notícias / Geral

10/01/2022 às 15:01

Sisma repudia processo seletivo da SES e cobra cumprimento de TAC

De acordo com a presidente da entidade, Carmen Machado, há uma tentativa de desmonte do setor público da Saúde no Estado, que há 20 anos não tem concurso público

Leiagora

Sisma repudia processo seletivo da SES e cobra cumprimento de TAC

Foto: Imagem ilustrativa

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma-MT) manifestou repúdio ao processo seletivo 01/2022, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (10).

De acordo com a presidente da entidade, Carmen Machado, há uma tentativa de desmonte do setor público da Saúde no Estado, que há 20 anos não tem concurso público. 

Já a presidente do Conselho Regional de Médicos de Mato Grosso (CRM-MT), dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, acredita na necessidade de concurso para afastar o viés político das contratações. "Apesar de não ser função do CRM tratar de questões trabalhistas, nós temos uma preocupação grande com a desassistência à população, que acontece em decorrência dessa fora de contrato".

"Nós começamos a receber denúncias de falta de pagamento, que levaria a desassistência, porque não tem como o médico continuar trabalhando sem receber. Nós tentamos conversar [com a SES], por mais de uma vez, através de ofício, solicitando audiência, mas não tivemos resposta.
Nós gostaríamos muito de participar do planejamento de gestão de Saúde, acho que temos muito a contribuir", acrescentou a Dra. Lúcia Helena.

Em novembro de 2021 o secretário da Saúde, Gilberto Figueiredo, acabou por suspender um processo seletivo após polêmica com o sindicato e a Assembleia Legislativa. Entre as contestações estão a falta de divulgação do edital e o método de contratação, também por análise de currículo.

No dia 6 deste mês, o Sisma entrou com pedido de impugnação contra o processo 001/2022, alegando que o número de infectados e internados pela covid-19 tem apresentado queda.

Outro lado

Procurada pelo Leiagora, a Secretaria de Estado de Saúde informou por meio de nota que:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que o processo seletivo segue normatização estadual vigente. O órgão estadual ressalta que o certame é necessário para atender as demandas de urgência e emergência relacionadas às cirurgias eletivas, bem como ao recente aumento de casos de Influenza e Covid-19. 

SES informa que há previsão de realização de concurso público da Saúde do Estado para ainda este ano. A pasta enfatiza que a existência do processo seletivo não anula a realização do concurso público.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet