Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:05:34
informe o texto

Notícias / Esporte

13/01/2022 às 10:48

Projeto da UFMT oferece aulas de educação física gratuitas e online

Durante um mês, público feminino receberá instruções de atividades

Leiagora

Projeto da UFMT oferece aulas de educação física gratuitas e online

Foto: UFMT

Com a intenção de oportunizar às mulheres um momento de autoconhecimento e autocuidado com o corpo, durante a pandemia da covid-19, surgiu o projeto de extensão Ginast-IN-Casa. As aulas, online, terão início nesta sexta-feira (14) e seguem até 14 de fevereiro. Para garantir a participação gratuita é preciso ingressar no grupo do Whatsapp.

Serão oferecidas aulas de ginástica, yoga e massoterapia, com o objetivo de desenvolver atividades de forma multidisciplinar e oportunizar uma variedade de conteúdo para as participantes.

"O principal motivo para a adesão e participação no projeto é que com as aulas propostas, as participantes podem melhorar sua auto-estima, dedicando um pouco de seu tempo em suas casas, em prol de si mesma”, ressaltou  a professora Valda da Costa Nunes.

Ela ainda explica que o projeto surgiu a partir da observação das rotinas domésticas de algumas mulheres e da percepção da falta de um momento de autocuidado no cotidiano.

"O Ginast-IN-Casa nasceu a partir de aulas de Educação Física remotas com crianças da Educação Infantil de uma escola municipal da regional sul de Cuiabá, em que as mães das crianças tiveram que acompanhar os filhos e filhas durante as aulas propostas nos períodos críticos da pandemia pelo covid-19. Pensando nestas mulheres, foi que propusemos o projeto, uma vez que nos sensibilizamos com estas mulheres que se encontraram e ainda se encontram 'ilhadas' em suas casas. Como obtivemos significativa adesão ao projeto e pensamos estendê-lo a outras mulheres, ampliando o alcance do grupo”, diz a professora.

Outro ponto destacado pelas ações do Ginast-IN-Casa é o benefício que estas modalidades podem propiciar para a saúde. “Seja física, emocional ou mental, a prática das aulas propostas podem elevar os níveis da saúde, proporcionando uma certa  imunidade tão necessária nesse período pandêmico causado pela covid-19”, destacou a coordenadora do projeto.


A ação é desenvolvida por meio da Supervisão de Desporto e Recreação da Faculdade de Educação Física (FEF), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o apoio da Coordenação de Extensão (Codex).

Grupo no Whatsapp

No grupo, as participantes poderão tirar dúvidas com as instrutoras por mensagem. Por meio da rede serão compartilhados conteúdos didáticos e uma rotina de exercícios. “O grupo ficará aberto à partilha de nossas experiências/vivências, dúvidas e comentários sobre o que será abordado durante o desenvolvimento do projeto. O principal objetivo, aqui, é a interconexão entre as mulheres participantes”, finalizou a professora.

Vale ressaltar que as mensagens e informações enviadas ao grupo não serão compartilhadas em contextos não relacionados ao desenvolvimento do Projeto de Extensão Ginast-In-Casa.
Com Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet