Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
06:23:30
informe o texto

Notícias / Política

02/02/2022 às 15:29

Janaina defende decreto de Emanuel: ‘tenho certeza que não foi aleatório’

Diferente de Janaina, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) classificou o novo decreto, mais especificamente a limitação de público em eventos, como um exagero

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Janaina defende decreto de Emanuel: ‘tenho certeza que não foi aleatório’

Foto: Assessoria

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) defendeu a decisão do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que editou novo decreto com medidas restritivas para a Capital, em razão do aumento de casos de covid-19.

Além de limitar em 30% a capacidade dos ambientes a realização dos eventos esportivos e artísticos em estádios e ginásios, eventos religiosos, o decreto estabelece que para acessar e permanecer nesses eventos, será necessário apresentar comprovante de imunização contra a covid-19 com a segunda dose ou dose única.

Leia também - Novo decreto limita lotação máxima de 30% em eventos realizados em Cuiabá

Mesmo sendo contra a exigência de comprovante de vacinação, Janaina afirma que Emanuel não tomou a decisão de forma aleatória. “Acho que Emanuel se antecipou nessa discussão porque ele deve estar tendo dificuldade no sistema público de saúde de Cuiabá e a gente sabe que Cuiabá é a mãe do estado, então tudo do interior recaí aqui. Então eu tenho certeza que ele não fez isso de forma aleatória, deve ter sentido na escolha dele”, declarou à imprensa na manhã desta quarta-feira (2).

A parlamentar comentou ter ouvido pessoas criticando a decisão de Emanuel e, para esses, ela que já havia alertado tempos atrás sobre a possibilidade de um novo decreto. “Eu falei sobre isso, se continuarem do jeito que estão, vai vir decreto. Era visível que ia acontecer novamente a superlotação das unidades de saúde pública. E agora aconteceu e o prefeito vai ter que tomar uma atitude”.

“Decisão exagerada”

Diferente de Janaina, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) classificou o novo decreto, mais especificamente a limitação de público em eventos, como um exagero.

Leia também - Deputado classifica como exagero limitar em 30% público nos estádios

“As prefeituras têm autonomia e o STF já definiu isso. Todavia, vejo como exagero baixar para 30% e não vejo como necessário, mas precisamos ver o que o prefeito tem em mãos para tomada de decisão. O número elevado de internações já começou a cair, houve redução do número de mortes e acredito que lá por março, abril, essa questão da pandemia esteja superada. Talvez limitar para 50%, 70% seria viável”, opinou, também em entrevista à imprensa na manhã desta quarta.

Novo decreto

O anúncio de Emanuel sobre o novo decreto foi feito em live realizada nessa terça (1º) no Facebook. “Tudo que eu mais quero é vencer essa pandemia. Trabalhamos intensamente, mantemos uma campanha, a Vacina Cuiabá, com mais de um milhão de doses aplicadas, mas, diante do cenário, é preciso que tenhamos precaução”, justificou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet