Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
06:48:40
informe o texto

Notícias / Geral

03/02/2022 às 08:10

Vídeo | Onça-pintada criada em fazenda após perder os pais em queimadas é resgatada

Funcionários cuidavam da onça como se fosse um gato ou cachorro

Denise Soares

Vídeo | Onça-pintada criada em fazenda após perder os pais em queimadas é resgatada

Foto: Juvam

Uma onça-pintada domesticada foi resgatada nessa quarta-feira (2) em uma fazenda em Cáceres. De acordo com o Juizado Volante Ambiental (Juvam), Marruá, como é chamada, foi salva ainda filhote por funcionários da fazenda depois de perder os pais nas queimadas de 2020.

Desde então ela era criada como se fosse um gato ou cachorro, livre na fazenda. Ela caçava, era alimentada pelos funcionários e até deitava no sofá da sede da fazenda.

Foram os próprios funcionários que entraram em contato com os órgãos ambientais para que Marruá fosse retirada em segurança da propriedade.

Uma operação foi traçada entre o Juvam, a Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) e o Instituto de Preservação e Defesa de Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (NEX).

O Leiagora conversou com o cabo Daniel Mendes, do Juvam, que falou sobre a experiência do resgate.

“É um animal fantástico, muito lindo. Ainda mais poder ver de perto, é algo único na sua vida”, disse.





Ele diz que os funcionários criaram Marruá até a fase quase adulta. Atualmente ela tem cerca de 1 ano e meio e pesa 70 kg.

“Ela nunca atacou ninguém, só as capivaras. Os funcionários estavam com medo que ela pudesse atacar alguma criança ou pessoa. É uma onça domesticada, não tem problema em checar perto dela ou fazer carinho, mas por mais que estivesse acostumada, poderia causar certo perigo aos moradores da região”, declarou Mendes.

Com a ajuda de veterinários, Marruá foi sedada e colocada em um veículo de transporte e levada para Goiás.

“Em nenhum momento ela foi criada em cativeiro, era criada solta igual cachorro ou gato. Ela ia para a mata, ficava dois dias. Não sofreu nenhum tipo de maus-tratos, não tinha marcas, pelo contrário, era super bem tratada. Não tinha condições de tratar um animal desse para sempre em casa”, finalizou o cabo.

Ela foi encaminhada para a ONG Nex No Extinction, especialista em reinserir esses animais na natureza. O instituto fica situado a 80 km de Brasília, no município de Corumbá (GO).

A ONG deve fazer um trabalho com a onça-pintada que pode ser devolvida ou não à natureza.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet