Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:26:21
informe o texto

Notícias / Geral

09/02/2022 às 07:22

Apenas 16% das crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas em Cuiabá

Prefeito apela em live para que os pais levem seus filhos aos postos de saúde para imunizarem contra o coronavírus

Débora Siqueira

Apenas 16% das crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas em Cuiabá

Foto: Luiz Alves/Secom Cuiabá

Apenas 16% do público infantil de 5 a 11 anos foram vacinados contra a covid-19 em Cuiabá. Foram aplicadas 10 mil doses aplicadas desde o início da vacinação, em 20 de janeiro. Conforme os dados do Ministério da Saúde, a estimativa é de que 60.659 crianças de 5 a 11 anos residam na capital.
 
Muitos pais ainda resistem em levar os filhos aos postos de saúde, como é o caso da servidora pública Maria Souza, 47 anos. A filha de 11 anos já poderia ter sido imunizada, mas ela tem postergado a ida. Não por ser negacionista, mas por não ver pressa em vacinar a filha e por entender que o coronavírus nunca foi tratado com mortal para os pequenos.
 
“Ela já teve covid em 2020 e foi um sintoma leve de uma gripe normal. Eu vacinei as três doses e meu marido também. Perdemos amigos para a doença, mas o que questiono é que as crianças sempre foram tratadas como transmissores do vírus aos adultos, aos avós. Agora do nada, passou a ser mortal e devemos vacinar as crianças correndo? Não foi bem isso que vi ao longo desses anos de pandemia”.
 
E para esses pais, que não veem necessidade de uma corrida aos postos ou por não acreditarem na vacina, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) fez apelo: vacinem os filhos contra o coronavírus.
 
“Como prefeito, não posso obrigar ninguém a vacinar o filho, mas sou pai e falo como um amigo: vacinem seus filhos, é melhor forma de evitar uma tragédia. Vamos homenagear as pessoas que morreram por causa desse vírus e acelerar essa vacinação”, suplicou.
 
Ele também destacou a baixa procura pela dose de reforço. Apenas 22,4% da população foram aos postos de saúde. Em relação à primeira dose, 93,5% da população está imunizada, e 82,6% com a segunda dose. Já foram aplicadas mais de um milhão de doses.  
 
Até essa segunda (7), Cuiabá teve 141.194 casos confirmados de coronavírus, 133.736 recuperados, 295 internados, sendo 83 em UTI e 212 em enfermaria e 3.598 óbitos de moradores da cidade.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • rosilene 09/02/2022 às 00:00

    Depois que tomei essa porcaria, meu corpo ficou diferente, muitas dores nas pernas, coisa que nunca tive na minha vida, há nao ser quando ia correr, dores no braço,..... se fosse tao boa, nao precisava da 4 dose né.

 
Sitevip Internet