Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
10:18:50
informe o texto

Notícias / Geral

17/02/2022 às 19:39

Vídeo | Defesa Civil emite alerta laranja de tempestades e ventanias em 97 municípios

Energisa mantém alerta com as quedas de energia causadas pela força da natureza

Débora Siqueira

Vídeo | Defesa Civil emite alerta laranja de tempestades e ventanias em 97 municípios

Foto: Divulgação/Energisa

A Defesa Civil Estadual emitiu alerta laranja a 97 municípios de Mato Grosso, que além de chuvas intensas há a probabilidade para tempestade, com chuvas de 30 a 60 mm por hora, acompanhadas de ventania de 60 a 100 km por hora, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 
Conforme o superintendente de Proteção e Defesa Civil estadual, tenente-coronel BM Luís Cláudio Cruz, a população deve ficar atenta, pois “com essa previsão de chuva também existe o risco de interrupção de energia elétrica, queda de árvores, além de inundações”.
 
A Energisa mantém o estado de alerta por causa da previsão e incidência de temporais em Mato Grosso. A concessionária informou que a situação é mais crítica no sul do Estado, onde um forte temporal afetou o fornecimento de cinco mil imóveis em Rondonópolis. A região já tinha sido impactada desde quarta-feira (16).  A previsão é de retorno do abastecimento ainda hoje.
 
Em Nova Maringá, na região Norte, postes foram atingidos pela erosão causada por fortes chuvas. Trechos de estrada viraram rios, criando um grande rastro com até dois metros de profundidade. Para que os reparos sejam feitos, haverá a necessidade de desligamento da rede que atende a cidade e o distrito de Brianorte. A meta é realizar o serviço no menor tempo possível, com conclusão ainda nesta quinta-feira (17).
 
Em Diamantino, apesar dos estragos gerados pela chuva, apenas 25 unidades consumidoras estão sem energia. O problema foi gerado por enchentes na região e equipes já estão fazendo o atendimento. No município de Sinop, todas as equipes estão em alerta, mas não há ocorrências relevantes. No entanto, nos dois municípios as equipes estão enfrentando atoleiros e trechos ainda alagados, principalmente em zonas rurais, o que aumenta o tempo de resposta dos atendimentos.
 
Já em Cuiabá, um temporal também atingiu na tarde desta quinta-feira os bairros Jardim Imperial, Recanto dos Pássaros, Tijucal e Jardim Universitário. Cinco mil unidades foram afetadas, mas o serviço já está sendo normalizado.
 
A concessionária pede o apoio da população para que evite situações de risco, como o uso de equipamentos elétricos durante a incidência de descargas, que podem gerar sérios acidentes. E em caso de algum dano a rede, nunca chegar perto dos fios, acionando a empresa pelos canais de atendimento.
 
Quem se interessar pode receber avisos via SMS sobre chuvas. Os alertas incluem risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências. O cadastro é gratuito,  bastar enviar um SMS para o número 40199 com CEP do local. Esse serviço de alertas é coordenado pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel.
 
Lista dos 97 municípios em alerta laranja
 
Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Alto Boa Vista,Alto Paraguai, Apiacás, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Carlinda, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colíder, Colniza, Confresa, Cotriguaçu, Cuiabá, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Jaciara, Juara, Juína, Juruena, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nobres, Nortelândia, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte,Nova Guarita, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, São José do Xingu, São Pedro da Cipa, Sapezal, Serra Nova Dourada, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, Tesouro, Torixoréu, União do Sul, Vera e Vila Rica.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet