Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
18:46:18
informe o texto

Notícias / Política

22/02/2022 às 14:24

Vereadores do Cidadania preparam debandada após anúncio de federação com PSDB

Presidente do diretório municipal, Diego Guimarães, aguarda resultado da consulta ao TRE para deixar a sigla

Da Redação - Débora Siqueira / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Vereadores do Cidadania preparam debandada após anúncio de federação com PSDB

Foto: Brunna Maria/Secom

O Cidadania deve sofrer debandada no âmbito municipal, a começar pelo presidente do diretório em Cuiabá, vereador Diego Guimarães. A movimentação é reflexo da decisão do diretório nacional que no último final de semana confirmou a federação com o PSDB.

Como houve uma insatisfação com os rumos tomados pelas lideranças nacionais do partido, a federação é vista quase como uma fusão e, por isso, haveria a liberação dos filiados para decidir se permanecem ou não.

Contudo, para não incorrer em erro, Diego Guimarães preferiu oficializar consulta junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e aguarda resposta. Se não for possível, ele cita a emenda constitucional 111/2021, que possibilita ao mandatário com anuência partidária, migrar de sigla.

“Temos conversado com nosso presidente estadual Marco Marrafon. Ele disse que por conta da modificação do posicionamento do partido em relação à federação, ele não teria nenhum óbice em fazer a carta de anuência aos filiados que desejam sair”, comentou à imprensa, nesta terça-feira (22).

O vereador tenente coronel Paccola também deve deixar as fileiras do Cidadania. Ele já havia sido convidado a sair do partido em carta assinada pelo presidente nacional do Cidadania, deputado federal Roberto Freire, após ter feito 
convite à população e participado de ato em prol do presidente da República, Jair Bolsonaro, em 7 de setembro do ano passado.

“A partir disso, tomei a decisão de sair do partido e aguardei a primeira oportunidade. Mas, em respeito ao grande homem e amigo que é o Marrafon, o Diego Guimarães, permaneci. E com a federação, abrindo a janela e dando segurança a justa causa, vou procurar um partido com a minha ideologia de conservadorismo republicano”.

Também vereador pelo Cidadania, Rodrigo de Arruda e Sá é o único que não definiu qual caminho a seguir.

“O Cidadania tem uma linha que não é de direita e nem de esquerda. Estamos aguardando as próximas movimentações do partido. Nós estamos conversando com o presidente estadual, vamos avaliar essa condução. Falar de sair do partido que nos elegeu ainda é muito precoce, mas se for para o partido e nosso mandato, vamos tratar mais para a frente”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet