Cuiabá, domingo, 28/04/2024
01:22:14
informe o texto

Notícias / Geral

04/03/2022 às 10:02

Seduc viola Constituição Federal e Defensoria recomenda retificação de edital

Educação indígena tem dispositivos constitucionais próprios e a política de ensino deve ser fixada pelas comunidades

Débora Siqueira

Seduc viola Constituição Federal e Defensoria recomenda retificação de edital

Foto: Seduc

A Defensoria Pública da União (DPU) enviou recomendação ao secretário de Estado de Educação, Alan Porto, nessa quinta-feira (3), para que retifique a publicação do edital de contratação de professores indígenas. O argumento é que o processo está em desacordo com a Constituição Federal, pois a Seduc criou regras próprias que violam dispositivos constitucionais.
 
Sem consulta prévia, a secretaria alterou a regra de contratação para profissionais da educação indígena, exigindo nível superior completo, o que gerou a inabilitação de diversos indígenas.
 
A Constituição Federal estabelece normas específicas referentes aos direitos dos povos indígenas, pois, de acordo com a legislação, a política de ensino indígena deve ser fixada pelas próprias comunidades indígenas.
 
Povos indígenas e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) procuraram a DPU reclamando do prejuízo à autonomia e o desrespeito aos diretos constitucionais dos povos tradicionais.
 
Por isso, foi recomendado à Seduc que considere válidas as inscrições de candidatos que estiverem cursando nível superior ou que tenham concluído apenas o ensino médio.
 
Na recomendação, o defensor público regional dos Direitos Humanos da DPU em Mato Grosso, Renan Sotto Mayor, destaca que o edital viola as Constituições Federal e Estadual e o Direito Internacional dos Direitos Humanos, além de normativas infralegais que regulam a educação indígena. Além disso, destaca que a educação indígena deve ter um regramento próprio, sob pena de se violar a própria cultura, a tradição e a existência em si dos povos indígenas.
 
O edital também viola a Convenção nº 169/89 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário, que prevê consulta livre, prévia e informada em qualquer iniciativa que cause impacto na vida de povos indígenas e comunidades tradicionais.
 
O secretário Alan Porto tem prazo de cinco dias  para responder à recomendação, a contar do recebimento.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet