Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
01:08:14
informe o texto

Notícias / Política

09/03/2022 às 12:57

Deputados aprovam substituto ao projeto do peixamento no Manso

Apenas Wilson Santos (PSDB), autor da proposta original, se absteve da votação

Kamila Arruda

Deputados aprovam substituto ao projeto do peixamento no Manso

Foto: Giuseppe Feltrin / Leiagora

Os deputados estaduais aprovaram, na manhã desta quarta-feira (9), o projeto de lei que institui a criação do Programa de Peixamento na Barragem da Usina Hidrelétrica do Manso no Estado. A matéria aprovada, contudo, não foi a original.

Os parlamentares avalizaram um substitutivo apresentado pelos deputados estaduais Elizeu Nascimento (PL) e Janaina Riva (MDB). Apenas Wilson Santos (PSDB), autor da proposta original, se absteve da votação.

Em suma, o projeto garante o repovoamento de peixes na barragem do Manso pela Concessionária de Energia Elétrica Furnas, e/ou outra empresa que venha a sucedê-la. Isso deverá ser efetuado com espécies nobres de peixes nativos da bacia hidrográfica, de acordo com a capacidade de suporte do ecossistema garantindo a diversidade pscícula.

Dentre os peixes citados no projeto estão Traíra, Pintado, Cachara, Dourado, Curimbatá, Piau, Pacu, Peraputanga e Jaú. “O Programa visa a introdução de espécies de peixes nativas da bacia hidrográfica, no reservatório da Usina Hidrelétrica do Lago do Manso, possibilitando o equilíbrio das espécies nativas de peixes, colaborando para o desenvolvimento do turismo e a geração de renda a população ribeirinha”, determina a matéria.

Na justificativa, Elizeu e Janaina afirmam que a alteração “descreve um consenso entre os moradores do Manso, Sema, e Assembleia, os quais discutiram a questão e adequaram os pontos relevantes para prosseguimento e efetivação da respectiva Lei ordinária”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet